O deputado Antônio Pereira (DEM) prestigiou, na última sexta-feira (5), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o “Encontro Maranhense: Experiência do Maranhão na Luta pela Redução da Carga de Hanseníase”, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e de outras importantes autoridades.
Na ocasião, o Governo apresentou experiência na luta pela redução da hanseníase ao presidente da Fundação Nippon, embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para Eliminação da Hanseníase, e embaixador do Japão para os Direitos Humanos das Pessoas Afetadas pela Hanseníase, Yohei Sasakawa.
Na tribuna, Antônio Pereira destacou que o embaixador Yohei Sasakawa é um homem de grande conhecimento e, no auge de sua experiência de 80 anos de idade e do que representa no combate e na tentativa de erradicação da hanseníase no mundo, passou com muita calma os seus conhecimentos.
O democrata disse que foi uma honra condecorar Yohei Sasakawa com a medalha Manuel Beckman, uma honraria concedida pela Assembleia pelos relevantes serviços prestados ao Maranhão, via Fundação Nippon. Há mais de 40 anos, Sasakawa dedica-se à causa da luta global contra hanseníase.
Antônio Pereira informou que, no Estado do Maranhão, a fundação japonesa sem fins lucrativos financia o projeto "Abordagens Inovadoras", para intensificar esforços para um Brasil livre da hanseníase, com ações nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e na Raposa.
Por fim, Antônio Pereira lamentou que o Maranhão ocupa os primeiros lugares na questão dos novos casos de hanseníase. “Devemos nos unir e mobilizar médicos, paramédicos e agentes comunitários de saúde nesta luta, para que possamos reduzir essa carga de hanseníase na população”, concluiu.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil