Jaqueline Heluy
Repórter da Assecom
A realização do “Vale Festejar” na região Tocantina, no último final de semana, provocou reação de parlamentares na sessão de hoje (quinta-feira, 9) da Assembléia Legislativa. Idealizado pela senadora Roseana Sarney (PFL), com recursos do Banco do Brasil, a festa junina fora de época foi duramente criticada pelos deputados Afonso Manoel (PTB) e Rubem Brito (PDT). Eles acusaram a senadora de estar usando dinheiro público destinado a patrocínio cultural para fins eleitoreiros.
Segundo Afonso Manoel, cuja esposa é prima de Roseana, a senadora não pode utilizar-se de recursos públicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para promover eventos em benefício próprio, como está ocorrendo com o “Vale Festejar” e “Caixa de Surpresas”. Ele lamentou que “no Maranhão dinheiro público federal esteja sendo usado pela senadora para bancar festinhas de bumba-boi”.
A acusação de Afonso Manoel foi uma reação imediata ao pronunciamento do deputado Carlos Filho (PFL), na sessão de hoje, criticando uma entrevista do governador José Reinaldo Tavares (PTB) à Rádio Educadora. Carlos Filho afirmou que durante a entrevista o governador teria se referido ao “Vale Festejar” da região Tocantina como “vadiagem”.
O deputado Afonso Manoel acusou a senadora Roseana Sarney de se beneficiar de licença médica no Senado Federal para tratamento de saúde, estando todo este período sem trabalhar, mas participando ativamente de festas no Maranhão.
“Como é que alguém que está de licença para tratamento médico pode ficar dançando festa junina e brincando bumba-boi na capital e agora no interior do Maranhão?”, questionou Afonso.
PÃO E CIRCO
Outro parlamentar que subiu à tribuna para defender o governador José Reinaldo das acusações de Carlos Filho foi o deputado Rubem Brito. O parlamentar pedetista acusou a senadora Roseana Sarney de estar adotando a mesma tática dos antigos imperadores romanos, que ofereciam pão e circo ao povo para que o mesmo não se revoltasse contra as atrocidades praticadas pelos governantes.
“Este Vale Festejar da ex-governadora Roseana Sarney é um circo. Mas o povo maranhense que está na pobreza, faminto, não quer circo, mas sim pão, trabalho, renda e dignidade para sobreviver”, afirmou Rubem Brito.
O deputado do PDT disse ainda que o Vale Festejar que está sendo realizado no interior do estado é mais uma tentativa do grupo Sarney de manter uma cortina de fumaça para que a população não veja as mazelas do estado. “Eles querem, com estas festas, desviar a atenção do povo para os problemas sociais que o Maranhão enfrenta. Problemas estes ocasionados por um grupo que há 40 anos impõe esta condição de miséria ao estado”, afirmou.
Em seus pronunciamentos, os deputados Afonso Manoel e Rubem Brito louvaram a iniciativa do deputado Aderson Lago (PSDB), que entrou com representação no Supremo Tribunal Federal denunciando o uso de dinheiro público que deveria ser destinado a patrocínio cultural para fins políticos em benefício da senadora Roseana Sarney.
Aderson acusa, também, a senadora de estar ferido o decoro parlamentar ao tirar licença médica de quatro meses no Senado e, depois de licenciada, ter participado ativamente de eventos festivos em São Luís.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil