Manoel Santos Neto
Repórter da Assecom
Os dirigentes da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) realizaram, na manhã de hoje (segunda-feira), uma visita de cortesia ao novo presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista (PTB). O presidente da entidade, Luís Gonzaga Martins Coelho, explicou que a visita teve o sentido de estreitar os laços da entidade de classe com o Poder Legislativo, tendo em vista que “é do nosso interesse manter o diálogo aberto e o relacionamento franco e respeitoso com todos os parlamentares do nosso Estado”. Ele salientou que, com as reformas que estão sendo implementadas no país, notadamente a reforma do Judiciário, haverá a necessidade de adequação das leis estaduais à nova legislação que está sendo promulgada no Congresso Nacional.
Acompanhado dos deputados Hélio Soares (PP) e Wilson Carvalho (PTB), o presidente da Assembléia Legislativa agradeceu a visita e destacou a importância tanto do Ministério Público quanto do Poder Judiciário como instituições indispensáveis para o pleno exercício da democracia e da cidadania. Além do presidente da Ampem e do vice-presidente, Justino Guimarães, a comitiva teve também a presença do diretor das Promotorias de Justiça do Maranhão, José de Ribamar Froz Sobrinho, e de outros promotores de justiça que fazem parte do comando da Associação.
ITINERÂNCIA
Durante a conversa que manteve com os membros do Ministério Público, o deputado João Evangelista fez um breve relato da viagem que empreendeu, no último final de semana, a trechos da BR-316, que se encontra em precárias condições de trafegabilidade. Evangelista conclamou os promotores de justiça a que dêem sua contribuição em prol da recuperação da rodovia federal que serve de principal ligação entre o Maranhão e o Pará. Ele declarou que já possui um relatório com números estatísticos relacionados às mortes, assaltos e acidentes que têm ocorrido no eixo da BR-316.
Evangelista declarou que fez questão de reunir prefeitos de todo o litoral norte, juntamente com outros deputados, para que pudessem ver de perto a dramática situação da BR-316. O deputado enfatizou que as condições de abandono da estrada estão tirando a vida de inúmeras pessoas e, entre os municípios de Bom Jardim e Zé Doca, há lugares em que o asfalto desapareceu completamente. “Esta situação de abandono da rodovia federal obrigou uma sobrecarga à MA-014, que agora também está acabada”, afirmou o presidente da Assembléia.
Ele informou aos promotores de justiça que irá a Brasília com mais de 30 deputados estaduais, mais de 20 prefeitos e o governador José Reinaldo Tavares (PTB), para uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A viagem acontecerá amanhã, 22, e na quarta-feira o presidente da Assembléia será recebido em audiência pelo ministro Alfredo Nascimento. Evangelista disse que, ao voltar para São Luís da viagem a Zé Doca, passou a entrar em contato com membros da bancada federal do Maranhão para que também participem da audiência com o ministro em Brasília.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil