O deputado Carlos Lula (PSB) parabenizou, na sessão plenária desta quinta-feira (9), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e as demais deputadas da Casa pelo lançamento da cartilha “Mermã, teu direito é lei!”, como parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. O parlamentar também destacou ações e investimentos anunciados pelo Governo Federal para a garantia e defesa dos direitos das mulheres.
Em seu discurso, Carlos Lula destacou o simbolismo da data 8 de março para a luta e conquista dos direitos femininos. O parlamentar ressaltou que o lançamento da cartilha pela Procuradoria da Mulher da Assembleia é mais um passo para garantir que todas as mulheres maranhenses tenham conhecimento de quais são os seus direitos.
“É um trabalho muito importante e tenho certeza de que fará diferença na vida de muitas maranhenses, porque nada melhor para o exercício da cidadania do que alguém saber que direitos possui”, afirmou.
Novo momento
Carlos Lula também falou sobre o novo momento pelo qual o Brasil está passando, com a priorização da pauta feminina pelo Governo Lula, que já anunciou uma série de projetos e benefícios às mulheres, a exemplo do projeto de lei que prevê a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função, além da assinatura do decreto com compromisso de distribuição gratuita de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Mais do que isso, investimento em segurança. Quero parabenizar o Ministro da Justiça, o ex-governador Flávio Dino, pelo anúncio de investimentos na ordem de R$ 372 milhões para a implantação de 40 unidades da Casa da Mulher Brasileira em todo o território nacional. E, ainda, recriando o programa “Mulher Viver Sem Violência”, com a distribuição de 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha em todo o Brasil. Todos os estados receberão, inclusive o Maranhão”, completou o parlamentar.
O deputado Carlos Lula também destacou a retomada da construção de creches pelo Governo Federal, uma pauta que tem sido recorrente em seu mandato, e o anúncio do lançamento do edital Ruth de Souza de Audiovisual, com R$ 10 milhões de investimento em longa-metragem para mulheres diretoras, assim como na ciência e pesquisa. “São medidas importantes que foram anunciadas, que sinalizam, enfim, novos tempos na defesa dos direitos das mulheres”, finalizou.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil