O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB), frisou, nesta quarta-feira (19), durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia, que o fenômeno da 'voçoroca' registrado em Buriticupu está se espalhando para outros municípios da Região Centro-Sul por conta da degradação ambiental.
De acordo com o parlamentar, voçorocas são enormes abismos que aparecem em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Ele disse que o tema vem sendo debatido com técnicos pela Comissão de Meio Ambiente da Casa em busca de solução.
"É um fenômeno erosivo que, infelizmente, não está atingindo apenas Buriticupu, Santa Luzia e Bom Jesus das Selvas, mas todo Centro- Sul do Estado. Por isso, temos que evitar que outras áreas sejam atingidas. Estamos ouvindo técnicos para que apontem caminhos, mas, antes de tudo, é preciso termos educação ecológica para evitar novas degradações", explicou.
Ele assegurou que o fenômeno vem aumento por conta da implantação de várias madeireiras e do avanço da pecuária na região.
Outro tema abordado foram as fortes chuvas que estão atingindo todas as regiões, colocando em risco até pontes, como aconteceu com a que liga Cajari a Viana, que caiu, isolando os dois municípios.
Povos indígenas
Outros temas importantes foram tratados pelo parlamentar, como o aniversário de 27 anos do massacre de Eldorado de Carajás, no Pará.
“Esse massacre ainda nos faz refletir. Nós precisamos ter esse olhar atento. Não abonamos qualquer excesso, mas entendemos que a luta do MST, no 'Abril Vermelho', em alusão a esse momento ocorrido no passado, nos faz refletir sobre a necessidade de continuarmos lutando pela reforma agrária, pela democratização da terra e pela produção de alimentos saudáveis", disse.
Por fim, ele prestou uma homenagem aos povos indígenas e garantiu que vai manter seu mandato focado em defender as minorias. “A data não é para comemoração, mas para fazermos uma reflexão maior e trabalhar políticas de valorização dos povos indígenas”, enfatizou.
O programa “Diário da Manhã” faz parte da nova programação da Rádio Assembleia (96,9 FM) e é veiculado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 9h30, com apresentação do jornalista Ronald Segundo.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil