Segundo ele, alguns dos fatores de risco com maior influência no elevado crescimento da diabetes e de outras doenças são o tabagismo, o álcool, o consumo de refrigerantes
O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (17), na TV Assembleia, recebeu o pós-doutor e pesquisador Oberdan Costa, que falou sobre os resultados da pesquisa que vem estudando os efeitos de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade, todas apontadas como porta de entrada para vários outros males na população adulta ludovicense.
“Esse estudo balizou três tempos, iniciou em 2019 e foi até 2021, e fizemos uma média de crescimento de cada uma das doenças. O que pudemos observar foi que, nesse período, o maior crescimento foi da diabetes, o que é muito preocupante”, explicou.
Segundo Oberdan Costa, alguns dos fatores de risco com maior influência no elevado crescimento da diabetes e de outras doenças são o tabagismo, o álcool, o consumo de refrigerantes e os alimentos ultra processados. E entre os fatores que podem ajudar no combate e controle está o feijão, alimento comum na mesa dos brasileiros, além de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos.
O pesquisador relatou, ainda, sobre dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais 75% da população mundial podem ter até duas doenças crônicas.
O programa 'Café com Notícias' tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil