Em reunião nesta terça-feira (23), a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão anunciou parte da programação que está sendo elaborada para a celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, que será desenvolvida na Casa a partir do dia 1º de junho. Sob o comando do presidente do colegiado, Júlio Mendonça (PCdoB), a reunião contou ainda com a presença dos deputados Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB) e Júnior Cascaria (Podemos).
Segundo Júlio Mendonça, serão realizadas, entre outras atividades, uma sessão especial para homenagear pessoas e entidades que trabalham na defesa do meio ambiente. “Não queremos enaltecer personalidades, mas dar visibilidade, potencializar e incentivar as ações desenvolvidas pelos homenageados. O momento será também um espaço para refletirmos acerca do tema e sobre a necessidade de repensarmos novas práticas sustentáveis”, disse.
Ainda como parte da programação alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente, será realizado plantio de árvores com a participação dos alunos da Creche-Escola Sementinha e uma exposição fotográfica voltada à temática ambiental.
“A Assembleia tem um papel fundamental no sentido de estimular as boas práticas ambientais e o debate sobre o tema. Por isso, além das muitas ações que já desenvolve para promover a sustentabilidade na Casa, também busca propor à sociedade soluções viáveis para que isso aconteça, seja por meio de projetos de lei ou ações”, frisou Mendonça.
Práticas
A convite dos membros da Comissão, também participaram da reunião técnicos do Núcleo de Qualidade Ambiental da Assembleia. Na ocasião, a chefe do órgão, Érika Helena Bezerra, falou sobre as diversas práticas já adotadas pela Casa visando promover uma “Assembleia cada vez mais verde e sustentável”.
“Nosso carro chefe é o tratamento de efluentes e todo o processo desenvolvido para fechar o ciclo do uso sustentável da água utilizada na Alema. Também estamos iniciando o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Casa, cujo planejamento será colocado em prática também pensando no uso sustentável e na destinação adequado dos resíduos que produzimos”, pontuou Ériha Bezerra.
Por fim, o deputado Júlio Mendonça destacou o requerimento apresentado na Casa pedindo o envolvimento do governo do estado na gestão dos resíduos sólidos e na problemática dos lixões no Maranhão. Ele pediu ainda o apoio da Casa na discussão em torno da temática.
Júlio Mendonça voltou a falar que esse é um tema que diz respeito a todos os entes e não apenas aos municípios. Ele citou experiências exitosas em outros estados no que diz respeito à destinação de seus resíduos e conclamou o apoio de todos para resolver essa problemática vivenciada nos municípios maranhenses.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil