Coordenador do Núcleo da Rádio Universidade FM falou também dos desafios da profissão com a transição para o universo online
Clique aqui e assista à íntegra do programa
O Dia do Radialista foi lembrado pela Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (7). Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, o jornalista Paulo Pellegrini, professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador do Núcleo da Rádio Universidade FM, destacou a passagem da data.
Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, que contou com a participação do radialista Fábio Cabral, Pellegrini falou também dos desafios da profissão com a transição para o mundo online e novas plataformas digitais.
O professor enfatizou que tudo está mudando muito rápido, com as tecnologias cada vez mais presentes e que o momento é de convergência de mídias, mas que sempre existirá espaço para os profissionais capacitados e abertura de novos ramos.
“Neste dia especial, é sempre bom falar da importância do rádio e para aonde o veículo vai. Como sempre teremos necessidade de informação instantânea, dentro das novas tecnologias, ele está cada vez mais indo para o jornalismo. O rádio sempre é notícia. Na nossa realidade, ele ainda possui um apelo muito forte, mas o profissional tem que ser ainda mais atualizado”, destacou.
Paulo Pellegrini lembrou que o Dia do Radialista é comemorado nesta data em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.
O professor relatou, também, que os profissionais de rádio também festejam o 21 de setembro, pois foi nesta data, em 1943, que o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que criou um piso salarial para a profissão. Além disso, os radialistas comemoram o Dia Mundial do Rádio, celebrado internacionalmente em 13 de fevereiro.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil