"Sementinha" retoma aulas presenciais para alunos da pré-escola I e II


Notícia publicada em 05/10/2020 às 11h18


Agência Assembleia
"Sementinha" retoma aulas presenciais para alunos da pré-escola I e II
As turmas foram adaptadas aos protocolos de biossegurança, respeitando o distanciamento entre os alunos

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), retomou, na manhã desta segunda-feira (5), as aulas presenciais dos alunos da pré-escola I e II da Educação Infantil. Na entrada, seguindo as medidas de segurança e prevenção, as crianças tiveram as mãos e mochilas higienizadas, bem como a temperatura aferida.

Além disso, um tapete com solução sanitizante foi colocado na porta do prédio, assim como na entrada das salas de aula. As turmas foram adaptadas aos protocolos de biossegurança e ficarão com portas e janelas abertas para ventilação do ambiente, além de receber, no máximo, 15 crianças por sala, respeitando o distanciamento exigido.

Agência Assembleia
Mãos de aluna da Creche-Escola Sementinha são higienizadas na chegada ao prédio
Mãos de aluna da Creche-Escola Sementinha são higienizadas na chegada ao prédio

Distanciamento

A diretora pedagógica da creche, Cynthia Vieira, afirmou que a proposta é trabalhar de forma lúdica e recreativa, mas com outra dinâmica. “Nós temos que fazer as crianças compreenderem que o afeto e a aprendizagem permanecem, mas a maneira como esse processo será conduzido requer uma postura mais consciente diante do momento em que estamos vivendo, garantindo o distanciamento social para a segurança e saúde de todos”, explicou.

Cynthia ressaltou que as atividades serão realizadas com materiais individualizados e não poderão ser compartilhados. “As atividades recreativas continuarão sendo estimuladas, mas também de outra forma. O compartilhamento de materiais, por exemplo, que é algo muito próprio da Educação Infantil, não será mais possível, mas os kits já foram preparados e não deixaremos de oportunizar o aprendizado de forma lúdica”.

Naro Pereira, pai da aluna Lara, da pré-escola I, declarou estar contente com o retorno das aulas presenciais e satisfeito com os cuidados que a direção da creche estabeleceu. “A criança fica estressada após tanto tempo dentro de casa. Lara estava sentindo falta desse contato com as professoras e colegas, mesmo que com um certo distanciamento. Fico feliz por ela poder voltar, e o que é melhor, com as medidas preventivas que a escola tomou”.

Agência Assembleia
As mochilas dos alunos também foram higienizadas antes do acesso ao prédio
As mochilas dos alunos também foram higienizadas antes do acesso ao prédio

Aulas remotas

Para os pais que ainda não sentem segurança no retorno presencial, as aulas remotas permanecerão disponíveis, de modo que as crianças continuem tendo contato visual com as professoras, interajam, dialoguem e recebam informações de cunho pedagógico.