Creche-Escola Sementinha retoma aulas presenciais dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental


Notícia publicada em 17/08/2020 às 10h35


Kristiano Simas / Agência Assembleia
Creche-Escola Sementinha retoma aulas presenciais dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental retornaram às aulas presenciais seguindo os protocolos de segurança

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), retomou, nesta segunda-feira (17), as aulas presenciais dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. As crianças foram recepcionadas com música e seguindo as medidas preventivas de segurança e higienização contra a Covid-19. 

Logo na entrada, o professor de música George Campos mencionava, de forma cantada, o nome das crianças que íam chegando, muitas delas ansiosas para voltar à rotina escolar. Seguindo os protocolos sanitários, os estudantes tinham a temperatura aferida e higienizavam as mãos. Um tapete com solução sanitizante foi colocado na porta do prédio, bem como na entrada das salas de aula. 

Cynthia Brito, diretora da Creche, afirmou que a Sementinha assumiu o compromisso de garantir que o espaço recebesse os alunos com a segurança necessária.  “Até porque essa fase pandêmica ainda não passou. Estamos seguindo todos os protocolos e dialogamos com os pais sobre esse retorno. Desde o drive-thru, quando fizemos a entrega de material didático para os alunos da Educação Infantil, buscamos organizar essa estrutura seguindo todos os protocolos e, com as crianças de volta, nós intensificamos, colocando um toten com álcool em gel, um tapete com solução sanitizante e realizando a aferição de temperatura”, disse. 

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Professora da Sementina conduz aula usando máscara, conforme determinado pelas autoridades sanitárias
Professora da Sementina conduz aula usando máscara, conforme determinado pelas autoridades sanitárias

Distanciamento

A diretora destacou ainda, que, neste momento, a dinâmica precisa ser outra, de forma lúdica, mais leve e educacional. “Precisamos mostrar a eles a necessidade de manter o distanciamento e o uso da máscara, pois só podem retornar aquelas crianças que já conseguem utilizar a máscara durante a rotina, por uma questão de segurança e cuidados com a sua saúde e a do próximo”, assinalou. 

Para os pais, o diálogo foi importante para que os filhos se sentissem seguros no retorno às aulas presencias. “A gente sabe que a escola está tomando todas as medidas de higienização e seguindo o protocolo de segurança. Houve reunião e nos sentimos seguros e resolvemos trazer nossos filhos para o reinício das aulas”, declarou Gilson Penha, pai do Pedro Henrique. 

“Desde que eu voltei a trabalhar, ela perguntava muito quando voltariam as aulas. Então, ela está bem ansiosa com essa retomada. Foi conversado sobre os protocolos e ela está ciente de tudo. A escola se preparou para receber as crianças e, por isso, estou bem tranquila com esse retorno”, completou Tarciana Nogueira, mãe da Maria Eduarda. 

Kristiano Simas - Agência Assembleia
Alunos foram recepcionados com música na porta do prédio da creche
Alunos foram recepcionados com música na porta do prédio da creche

 Ensino híbrido 

O retorno presencial dos alunos do 3º e 4º anos está acontecendo de forma escalonada, com divisão por grupos. Porém, os pais que ainda não se sentirem seguros têm a opção de manter seus filhos apenas nas aulas remotas, onde a escola continuará dando o suporte pedagógico necessário. 

Está previsto para a primeira semana do mês de setembro o retorno das turmas do 1º e 2º anos, também gradualmente. As demais séries voltam em seguida, de acordo com os indicadores epidemiológicos, normas e decretos do Governo do Estado e órgãos de saúde responsáveis.