Gedema e GM promovem palestra para pais e profissionais da Sementinha sobre ações de segurança na escola


Notícia publicada em 17/04/2023 às 17h30


Biaman Prado
Gedema e GM promovem palestra para pais e profissionais da Sementinha sobre ações de segurança na escola
Palestra sobre ações preventivas no ambiente escolar ministrada pelo Gabinete Militar na Creche-Escola Sementinha

O Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), em parceria com o Gabinete Militar (GM) da Assembleia Legislativa, promoveu, nesta segunda-feira (17), uma palestra para profissionais da Creche-Escola Sementinha e aos pais/responsáveis de alunos sobre ações preventivas de segurança no espaço escolar.

A palestra foi ministrada pelo Coronel Paulo Fernando e os Majores Lucas Cardoso e André Felipe.

"O Gabinete Militar, diante dos últimos acontecimentos referentes aos casos de violência escolar, não poderia ficar de braços cruzados. A primeira coisa que nós fizemos de imediato foi colocar detectores de metal na entrada da creche, aumentamos o nosso efetivo no horário de funcionamento da escola e fazemos o videomonitoramento do local. E essa palestra visa instruir servidores, pais e alunos", disse o Coronel Paulo Fernando.

Os pais e funcionários foram orientados a observar sinais que podem ajudar a identificar comportamentos preocupantes e prevenir possíveis situações de violência, como isolamento social, mudanças abruptas de comportamento, interesse por armas, entre outros. Além de ficarem atentos a práticas de intolerância, às redes sociais, vivências violentas, filmes e jogos.

Biaman Prado
Profissionais e pais de alunos da Sementinha assistem à palestra sobre segurança na escola
Profissionais e pais de alunos da Sementinha assistem à palestra sobre segurança na escola

Também foram passadas orientações de como agir em caso de ataque, entre elas, buscar a fuga rapidamente, não se preocupar com bens materiais; não sendo possível fugir, esconder-se, trancar as portas da sala, apagar as luzes, fechar janelas e cortinas, empilhar mesas e cadeiras em frente à porta para dificultar a entrada do agressor e, estando em local seguro, ligar imediatamente para a polícia, corpo de bombeiros e demais órgãos competentes.

A diretora pedagógica da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, falou da importância dessa iniciativa.

"Nesta semana, estamos disponibilizando momentos de conversa, palestras com os nossos profissionais para entenderem de que forma devem atuar em situações de riscos e situações de vulnerabilidade", frisou.