Notícia publicada em 30/03/2015 às 13h40
A direção da Creche-Escola Sementinha reuniu na manhã de sábado (28), toda sua equipe pedagógica, entre professores e coordenadores, para apresentar novas diretrizes relacionadas ao trabalho em sala de aula, além de algumas orientações sobre a proposta curricular e avaliação de aprendizagem.
Na reunião foi apresentada uma reestruturação da rotina em sala de aula a fim de garantir o foco na aprendizagem já que, de acordo com a avaliação da diretora Bruna Abreu, o ‘cuidar’ e o educar’ andam juntos quando se trata de educação infantil.
Outro ponto discutido durante a reunião foi a sondagem diagnóstica dos alunos tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental para verificar o nível de habilidade de cada um dos alunos. “Essa sondagem já está sendo realizada desde o começo desse mês. E isso já gerou resultados na análise do nível em leitura, escrita, percepção corporal, raciocínio lógico e matemática. Inclusive, esses resultados deram início a um novo plano de ação”, explicou a diretora.
Em relação aos alunos que estão com o aprendizado abaixo do esperado, estamos propondo um trabalho de estimulação paralela e de reforço. “Nós vamos, inclusive, entrar em contato com as famílias desses alunos para informa-los de que o filho precisará de um tempinho a mais na escola para iniciar o trabalho de reforço. Isso porque, apesar de termos o livro didático, nós não queremos trabalhar tal como ele é, mas sim de acordo com o nível dos alunos e da turma, que serão avaliados bimestralmente”, esclareceu Bruna.
Assim como está sendo feito um acompanhamento com os alunos, a direção decidiu fazer também com os professores. “Acreditarmos que essa formação continuada pode começar a partir da própria prática docente. Então, é uma troca de olhares entre a coordenação, direção e o corpo docente. Mensalmente nós vamos verificar como estão os nossos professores, a rotina de aula e consequentemente a aprendizagem dos alunos. Então, vamos ter um olhar mais fiel sobre cada turma”, afirmou a diretora.
Ainda na reunião, foi decido fazer uma reformulação no boletim escolar da educação infantil baseado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), um documento que norteia o trabalho na educação para o maternal a nível de Brasil.
“Pegamos o RCNEI como referencia e criamos as expectativas de aprendizagem pra cada nível, porque o que nós esperamos que a criança alcance em termo de linguagem oral e escrita no maternal I, por exemplo, é diferente de uma criança do infantil II. Então, nós mapeamos levando em consideração a expectativa de aprendizagem pra cada nível. Foi um trabalho mesmo de estudo e isso tudo precisa ser compartilhado com toda a equipe docente”, assegurou Bruna Abreu.