Servidores concluem curso de Libras e garantem atendimento democrático na Alema

Turma foi comandada pela professora Allana Carvalho Viana, graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
18/04/2024 16h29

A Assembleia Legislativa do Maranhão encerrou, na tarde desta quinta-feira (18), o curso de nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado por meio da Escola do Legislativo (Elema). A capacitação, com carga horária de 60 horas, visa promover a inclusão e o acesso à informação facilitado das pessoas com deficiência auditiva na Casa do Povo.

A turma foi comandada pela professora Allana Carvalho Viana, graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializada em Libras e Educação Inclusiva e graduanda em Pedagogia. Os participantes aprenderam a se comunicar por meio de sinais relacionados à convivência pessoal e ao ambiente profissional.

“O objetivo é facilitar o diálogo com as pessoas com deficiência auditiva no Parlamento Estadual, dando exemplo de como o público deve ser atendido, além de investir em qualificação para que não haja barreiras na comunicação. Assim, é possível garantir o exercício pleno da cidadania e os direitos sociais e coletivos”, afirmou a professora Allana Viana.

A servidora Isadora Torres, do Cerimonial da Assembleia, destacou que o curso demonstra a preocupação com acessibilidade e inclusão. “Agora, nós, servidores da Casa que trabalhamos constantemente direto com o público, estamos capacitados para atender as pessoas com deficiência auditiva com o acolhimento que todo cidadão merece, sem barreiras”.



MAIS NOTÍCIAS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Palácio Manuel Beckman - Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750

TELEFONES ÚTEIS

(98) 3269-3798

AGÊNCIA ALEMA