Turma foi comandada pela professora Allana Carvalho Viana, graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão
A Assembleia Legislativa do Maranhão encerrou, na tarde desta quinta-feira (18), o curso de nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado por meio da Escola do Legislativo (Elema). A capacitação, com carga horária de 60 horas, visa promover a inclusão e o acesso à informação facilitado das pessoas com deficiência auditiva na Casa do Povo.
A turma foi comandada pela professora Allana Carvalho Viana, graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializada em Libras e Educação Inclusiva e graduanda em Pedagogia. Os participantes aprenderam a se comunicar por meio de sinais relacionados à convivência pessoal e ao ambiente profissional.
“O objetivo é facilitar o diálogo com as pessoas com deficiência auditiva no Parlamento Estadual, dando exemplo de como o público deve ser atendido, além de investir em qualificação para que não haja barreiras na comunicação. Assim, é possível garantir o exercício pleno da cidadania e os direitos sociais e coletivos”, afirmou a professora Allana Viana.
A servidora Isadora Torres, do Cerimonial da Assembleia, destacou que o curso demonstra a preocupação com acessibilidade e inclusão. “Agora, nós, servidores da Casa que trabalhamos constantemente direto com o público, estamos capacitados para atender as pessoas com deficiência auditiva com o acolhimento que todo cidadão merece, sem barreiras”.
Assembleia
História
Mesa Diretora
Recursos Humanos
Escola do Legislativo
Creche Sementinha
Gedema
Parlamento Estudantil