29 de abril de 2024

Elema inicia credenciamento de servidores para função de instrutoria

Agência Assembleia A Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou a Resolução Administrativa nº 325/2024, de iniciativa da Mesa Diretora, que dispõe sobre a regulamentação da Gratificação de Encargo de Instrutoria no âmbito da Escola do Legislativo (Elema). De acordo com a Resolução, publicada na edição do Diário Oficial do dia 22 de abril, a Gratificação é […]

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou a Resolução Administrativa nº 325/2024, de iniciativa da Mesa Diretora, que dispõe sobre a regulamentação da Gratificação de Encargo de Instrutoria no âmbito da Escola do Legislativo (Elema). De acordo com a Resolução, publicada na edição do Diário Oficial do dia 22 de abril, a Gratificação é devida ao servidor efetivo ou comissionado do Poder Legislativo que, em caráter eventual, atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento, bem como elaboração de material didático no âmbito da Escola do Legislativo.

Conforme o dispositivo, a Elema realizará o credenciamento dos servidores interessados, resultando na criação de um Banco de Talentos, que terá prioridade em relação a profissionais externos à Assembleia.

Para o processo de credenciamento, a Resolução dispõe que a inscrição do servidor será feita por meio virtual, no endereço escoladolegislativo.ma@gmail.com, apresentando toda a documentação digitalizada e enviada em formato PDF. Diz ainda que será permitida a inscrição em apenas uma área de conhecimento e quatro subáreas, de acordo com o perfil comprovado da formação, qualificação técnica e experiência do candidato.

Reivindicação

A proposição regulamenta a Lei nº 12.173, de 27 de dezembro de 2023, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, atendendo a uma antiga reivindicação dos servidores da Casa.

Segundo a diretora adjunta de Desenvolvimento Social da Alema, Juliana Guerra, o objetivo é incentivar e apoiar a capacitação promovida pela Assembleia através da Escola do Legislativo, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores do quadro de pessoal da Casa, estimulando a docência e a qualificação entre os servidores, visando proporcionar um serviço público eficiente.

Qualificação

A Resolução Administrativa nº 325/2024 considera como instrutoria o exercício das atividades, na modalidade presencial ou à distância, de formação de cursos presenciais, tutoria, coordenação de tutoria, coordenação de curso, elaboração de material didático e palestra.

Para exercer essas atividades, a Resolução Administrativa 325/2024 estabelece que o servidor efetivo ou comissionado deverá se inscrever na Escola do Legislativo, comprovando a qualificação necessária para o exercício da atividade e em conformidade com o conteúdo programático estabelecido pela Elema.

Requisitos

Quanto aos requisitos, a RA 325/2024 dispõe que é necessário ter o diploma de nível superior. O diploma de tecnólogo também será aceito. O inscrito deve atingir a pontuação mínima, que é de 12% da pontuação total, estabelecida no anexo III da referida norma.

A Resolução prevê também que a remuneração é de acordo com a graduação do servidor e com a atividade exercida (formador de cursos presenciais, elaboração de material didático, tutoria, coordenação, etc.).

Maiores informações podem ser obtidas acessando, na íntegra, a Resolução Administrativa nº 325/2024 por meio do link da Escola do Legislativo https://drive.google.com/file/d/1vGEcUX3Nfs70mtXGshTmz-WOnzfnfMwQ1FY/view?usp=sharing

Mais notícias

Livro que conta história de superação é lançado na Assembleia Legislativa

De autoria de Marcos Soares Brasil, a obra “Eu Nasci de Novo” conta a trajetória do autor que…

Ricardo Arruda defende direitos de maranhenses detidos na Venezuela

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Arruda e outros deputado reuniram-se com familiares dos trabalhadores, que…

Deputados destacam atuação de Ricardo Seidel no Parlamento Estadual

O parlamentar despediu-se dos seus pares durante a sessão plenária desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa

PEC do deputado Cláudio Cunha que inclui guarda municipal no Sistema de Segurança é aprovada

Parlamentar agradeceu o apoio dos demais deputados e ressaltou importância das Guardas Municipais para a melhoria da segurança…

‘Diário da Manhã’ – Diretor destaca documentário da TV Assembleia sobre 50 anos da EMEM

Daniel Cavalcante, diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa, agradeceu Diretoria de Comunicação da…

‘Café com Notícias’ dá detalhes do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas realizado pela SES

Conversa foi com a chefe do Departamento de Acompanhamento de Rede de Serviços da SES, Nayane Lara Farias

Ostomizados – Aprovado PL de autoria de Carlos Lula para intensificar informação e combate ao estigma

Projeto de Lei nº 705/2023, destinado à criação da Campanha Novembro Verde, de conscientização e sensibilização acerca da…

Frente Parlamentar propõe audiência pública para discutir lei de incentivo à cultura

Na primeira reunião foi debatida a importância do trabalho conjunto para impulsionar políticas públicas que valorizem a cultura…