23 de abril de 2024
Assembleia Legislativa aprova projeto que cria ‘Semana de Conscientização do Jovem Eleitor’
Com a iniciativa, o Parlamento Estadual propõe-se a fomentar a educação para a cidadania e o engajamento cívico dos jovens entre 16 e 18 anos
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (23), o Projeto de Resolução Legislativa 040/2024, de autoria da Mesa Diretora, que institui a “Semana de Conscientização do Jovem Eleitor” no âmbito do Poder Legislativo Estadual, que acontecerá anualmente na última semana do mês de abril.
De acordo com a justificativa do projeto, a “Semana de Conscientização do Jovem Eleitor” tem por objetivo promover a conscientização política e o engajamento cívico dos jovens entre 16 e 18 anos, visando incentivar a obtenção do título eleitoral e a participação ativa nas eleições.
Com a “Semana de Conscientização do Jovem Eleitor”, a Assembleia Legislativa do Maranhão propõe-se a fomentar a educação para a cidadania dos jovens sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos, com ênfase no âmbito do pensamento crítico sobre as questões políticas e sociais e na importância do voto como instrumento de participação do processo democrático.
A ideia é garantir a inclusão e a diversidade das atividades desenvolvidas na Semana de Conscientização de modo que sejam acessíveis para todos os jovens, independentemente de sua origem, condição socioeconômica ou nível educacional.
Cultura política
A Semana pretende também fomentar a colaboração entre escolas, universidades, organizações civis e autoridades eleitorais para a promoção de uma cultura política saudável e participativa.
O Poder Legislativo, por seus órgãos internos, diretamente ou em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), instituições públicas ou privadas de ensino ou outros órgãos e entidades governamentais e não-governamentais, promoverá na Semana de Conscientização ações de mobilização, seminários, palestras, panfletagens, fóruns e rodas de conversa.
A definição da data de realização da Semana de Conscientização do Jovem Eleitor para a última semana do mês de abril justifica-se porque a data limite para a emissão do primeiro título de eleitor é 8 de maio, para que os jovens possam votar já nas eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro.
Formação de eleitores
Ainda conforme a matéria, a formação de eleitores conscientes e bem informados é fundamental para o fortalecimento da democracia. Ao educar os jovens sobre seus direitos e deveres eleitorais, esta proposição contribui para a construção de um eleitorado mais responsável e participativo, essencial para o aprimoramento do nosso sistema democrático.
Além disso, relata também que a inclusão dos jovens no processo político é essencial para garantir que suas vozes e preocupações sejam representadas, fortalecendo a representatividade e a inclusão social e política.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ detalha a programação do 3º Fórum Brasil das Águas
Evento já está com inscrições abertas e será lançado nesta quarta-feira (25), às 14h, no auditório da OAB-MA
CCJ dá parecer favorável a PL que obriga instalação de monitores de caixa registradora visíveis e acessíveis aos consumidores
Projeto de Lei é da presidente Iracema Vale em coautoria com o Ministério Público Estadual e o Centro…
Alunos de Jornalismo da Universidade Ceuma visitam a Assembleia
O objetivo foi conhecer o desenvolvimento das atividades parlamentares e todo o processo legislativo da Casa; estudantes conheceram,…
Neto e Thay Evangelista promovem ‘Movimento Todos Por Todas’ em defesa das mulheres
Programação foi marcada por conscientização e posicionamento social contra a violência de gênero, além de atividade física
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda gestão de resíduos sólidos
Convidadas foram a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da instituição, Luciana Barros Oliveira, e a acadêmica do…
Mutirões de saúde do Deputado Adelmo Soares se consolidam como sucesso
Ações de saúde, realizadas em parceria com o Governo do Estado, já ultrapassam 3 mil atendimentos no Maranhão
OAB-MA alerta, no ‘Diário da Manhã’, para golpes de falsos advogados e exercício ilegal da profissão
O corregedor-geral da Ordem, Ivaldo Prado, falou sobre como os criminosos agem, ações policiais e como as pessoas…
‘Café com Notícias’: Combate às arboviroses exige ação permanente e participação da população, diz especialista
O coordenador de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SES, Diego Vieira, disse que cerca de 80% dos criadouros…