25 de abril de 2024

Dra. Vivianne destaca lei de sua autoria que institui a Semana “Diga Não ao Cigarro Eletrônico”

A deputada disse que apresentou a matéria porque tem observado o avanço do consumo desses dispositivos eletrônicos pelos jovens

Dra. Vivianne destaca lei de sua autoria que institui a Semana “Diga Não ao Cigarro Eletrônico”

Deputada Vivianne alertou para a importância das campanhas educativas contra o tabagismo

A deputada Dra. Vivianne (PDT) declarou, durante discurso na sessão desta quinta-feira (25), que o governador Carlos Brandão sancionou o projeto de lei de sua autoria que institui a Semana “Diga não ao cigarro eletrônico”.

“O projeto agora é a Lei nº 12.192, de 27, de dezembro de 2023, que considera a última semana do mês de agosto como a Semana “Diga Não ao Cigarro Eletrônico”. Apresentei a matéria aqui nesta Casa porque eu acredito que quem está em contato com a sociedade vê o problema e o risco que estamos oferecendo aos nossos jovens e até a pessoas adultas.

Na condição de presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Dra. Vivianne disse que acompanha atentamente o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou, na quarta-feira (24), resolução que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarro eletrônico.

 “Quero parabenizar a Anvisa, o Brasil, nosso governador Carlos Brandão por ter tido a sensibilidade de sancionar e dizer a vocês que essas campanhas são importantes. A gente sabe que, além de terem dito essa ideia falsa de que o cigarro eletrônico faz menos mal, existe o modismo. É como se fosse uma moda usar esses cigarros eletrônicos”, assinalou a deputada.

Ela firmou ainda que o Brasil promove campanhas sérias na área da saúde pública, sendo referência nas ações contra o tabagismo. “O Brasil é um dos países com menor índice de tabagismo devido a campanhas educativas e por não se render à indústria que procura minimizar os riscos que esses produtos trazem a nossa saúde. Eu tive essa preocupação e fiz esse projeto de lei porque eu via que isso estava virando um problema de saúde também no Maranhão”, enfatizou.

Mais notícias

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional