25 de abril de 2024
Dra. Vivianne destaca lei de sua autoria que institui a Semana “Diga Não ao Cigarro Eletrônico”
A deputada disse que apresentou a matéria porque tem observado o avanço do consumo desses dispositivos eletrônicos pelos jovens

A deputada Dra. Vivianne (PDT) declarou, durante discurso na sessão desta quinta-feira (25), que o governador Carlos Brandão sancionou o projeto de lei de sua autoria que institui a Semana “Diga não ao cigarro eletrônico”.
“O projeto agora é a Lei nº 12.192, de 27, de dezembro de 2023, que considera a última semana do mês de agosto como a Semana “Diga Não ao Cigarro Eletrônico”. Apresentei a matéria aqui nesta Casa porque eu acredito que quem está em contato com a sociedade vê o problema e o risco que estamos oferecendo aos nossos jovens e até a pessoas adultas.
Na condição de presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Dra. Vivianne disse que acompanha atentamente o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou, na quarta-feira (24), resolução que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarro eletrônico.
“Quero parabenizar a Anvisa, o Brasil, nosso governador Carlos Brandão por ter tido a sensibilidade de sancionar e dizer a vocês que essas campanhas são importantes. A gente sabe que, além de terem dito essa ideia falsa de que o cigarro eletrônico faz menos mal, existe o modismo. É como se fosse uma moda usar esses cigarros eletrônicos”, assinalou a deputada.
Ela firmou ainda que o Brasil promove campanhas sérias na área da saúde pública, sendo referência nas ações contra o tabagismo. “O Brasil é um dos países com menor índice de tabagismo devido a campanhas educativas e por não se render à indústria que procura minimizar os riscos que esses produtos trazem a nossa saúde. Eu tive essa preocupação e fiz esse projeto de lei porque eu via que isso estava virando um problema de saúde também no Maranhão”, enfatizou.
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…