30 de abril de 2024
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora dá detalhes do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável
Dione Freitas afirmou que equipe do Pages está iniciando mapeamento de comunidades rurais em 37 municípios do Maranhão

Agência Assembleia
A coordenadora do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), Dione Freitas, detalhou o início do mapeamento de comunidades em 37 municípios do Maranhão para que sejam beneficiados com ações. A gestora foi a convidada do ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (30).
No bate-papo com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, ela contou que no começo de março teve início uma etapa crucial do Pages, por visar transformar a realidade socioeconômica, ambiental e territorial das comunidades nesses municípios da região Amazônica no Maranhão.
De com a especialista, a equipe vinculada ao Pages/SAF é composta por sete consultores, dois gestores de campo do projeto, dois profissionais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e uma profissional da Superintendência de Organização Produtiva da SAF (SUOP), tendo começado o processo de mapeamento das comunidades.
“O objetivo principal desse mapeamento é conhecer detalhadamente os aspectos importantes da vida nas comunidades, permitindo uma caracterização minuciosa que servirá como base para a priorização das localidades mais alinhadas aos critérios de seleção do projeto. Cada etapa desse processo é conduzida de maneira estratégica, iniciando-se com reuniões nas sedes dos municípios contemplados”, explicou.
A coordenadora afirmou também que, das reuniões, participam representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes da agricultura familiar da região; e que esses encontros têm como objetivo validar as comunidades previamente selecionadas, resultado de cruzamentos de bases de dados realizados pelo Imesc, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan).
“O Pages é fruto da parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com a meta ambiciosa de beneficiar 20 mil famílias agricultoras em situação de pobreza e extrema pobreza. Além de reduzir a pobreza rural, também contribuir para a preservação ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável em toda a região Amazônica do Maranhão”, finalizou.
Mais notícias
Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações
A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…
Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…
Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria
A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…
Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros
Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública
Café com Notícias – Empreendedorismo e redes sociais é tema de conversa com especialista
Silvio Guilherme revelou que há um estudo que mapeia de oito a 12 comportamentos que definem o sucesso…
‘Em Discussão’ aborda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
Edição local ocorrerá de 21 a 24 de outubro com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência…
Comandante do BBMar destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento da Operação Praia com Segurança
Thiago Paiva informou que diversas atividades estão sendo realizadas, como orientações aos pais e filhos sobre prevenção e…
Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas
A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes…