08 de maio de 2024
Aprovado projeto que institui semana de conscientização sobre atrofia muscular espinhal
Objetivo é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 031/2024, de autoria da deputada Fabiana Vilar, que institui a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME) no Maranhão. O PL ainda vai à sanção.
O objetivo do projeto é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce. A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma enfermidade neuromuscular rara, de origem genética, que acontece em uma em cada dez mil pessoas nascidas vivas.
A doença se caracteriza por fraqueza muscular grave progressiva e pela diminuição do tônus e da força muscular, resultante da degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. Nenhuma das três formas de manifestação da síndrome tem cura definitiva. No entanto, a fisioterapia, o acompanhamento e tratamento clínicos e alguns aparelhos ortopédicos ajudam a manter a independência das crianças afetadas, a função de seus músculos e sua integridade física e mental.
No Maranhão há registrado, nos últimos anos, alguns casos de crianças diagnosticadas com AME, principalmente por conta de mobilizações das redes sociais para arrecadação de recursos para a aquisição de um medicamento que ajuda a corrigir a falha genética, permitindo que o corpo produza a proteína necessária para viabilizar os movimentos dos membros.
O tratamento não cura a doença, mas evita a morte precoce e melhora a qualidade de vida dessas crianças. Sem o devido tratamento até os dois anos de idade, a AME é uma das principais causas de mortalidade infantil por questões genéticas.
A Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal, que ocorrerá, anualmente, na primeira semana do mês de agosto, passando a integrar o calendário oficial do Maranhão na área da saúde, englobará palestras, debates, audiências públicas e campanhas publicitárias sobre o tema. Além disso, será importante para alertar a população sobre a necessidade da realização do exame em recém-nascidos e incentivará a organização de encontros e intercâmbio com profissionais especialistas nessa área.
.
Mais notícias
Ricardo Baldez, do Procon, esclarece dúvidas de consumidores no ‘Diário da Manhã”
Validade de promoções em restaurantes e estacionamento em áreas comerciais foram algumas das perguntas feitas por ouvintes ao…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA
Conversa foi com a juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís…
Projeto Informação sobre o Câncer é tema do ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira
O coordenador do projeto, João Medeiros, detalhou as ações que estão sendo adotadas para que a população fique…
‘Agosto Dourado’ é tema de entrevista do programa Mais Saúde deste domingo (31)
Entrevistada foi Liane Batista, enfermeira do Banco de Leite do Hospital Universitário do Maranhão
Ações do Senar é tema de entrevista do programa Maranhão no Campo deste sábado
Entrevistado foi Raimundo Coelho, presidente do Sistema Faema/Senar
Osmar Filho participa da entrega do Programa Maranhão Livre da Fome em Morros
Durante a solenidade, o prefeito Paraíba destacou a importância da parceria com o governo estadual e o apoio…
‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa idosa
Durante entrevista ao programa desta sexta-feira, o defensor público Cosmo Sobral destacou o Estatuto da Pessoa Idosa, que…
‘Diário da Manhã’ – Tutuca Viana fala sobre 7⁰ São José de Ribamar Jazz e Blues Festival que será neste sábado
Evento terá apresentação de maranhenses, com entrada gratuita, e será realizado no Pátio Norte Shopping, a partir das…