08 de maio de 2024
Aprovado projeto que institui semana de conscientização sobre atrofia muscular espinhal
Objetivo é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 031/2024, de autoria da deputada Fabiana Vilar, que institui a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME) no Maranhão. O PL ainda vai à sanção.
O objetivo do projeto é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce. A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma enfermidade neuromuscular rara, de origem genética, que acontece em uma em cada dez mil pessoas nascidas vivas.
A doença se caracteriza por fraqueza muscular grave progressiva e pela diminuição do tônus e da força muscular, resultante da degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. Nenhuma das três formas de manifestação da síndrome tem cura definitiva. No entanto, a fisioterapia, o acompanhamento e tratamento clínicos e alguns aparelhos ortopédicos ajudam a manter a independência das crianças afetadas, a função de seus músculos e sua integridade física e mental.
No Maranhão há registrado, nos últimos anos, alguns casos de crianças diagnosticadas com AME, principalmente por conta de mobilizações das redes sociais para arrecadação de recursos para a aquisição de um medicamento que ajuda a corrigir a falha genética, permitindo que o corpo produza a proteína necessária para viabilizar os movimentos dos membros.
O tratamento não cura a doença, mas evita a morte precoce e melhora a qualidade de vida dessas crianças. Sem o devido tratamento até os dois anos de idade, a AME é uma das principais causas de mortalidade infantil por questões genéticas.
A Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal, que ocorrerá, anualmente, na primeira semana do mês de agosto, passando a integrar o calendário oficial do Maranhão na área da saúde, englobará palestras, debates, audiências públicas e campanhas publicitárias sobre o tema. Além disso, será importante para alertar a população sobre a necessidade da realização do exame em recém-nascidos e incentivará a organização de encontros e intercâmbio com profissionais especialistas nessa área.
.
Mais notícias
Carlos Lula defende legado de Flávio Dino e critica abandono de políticas públicas no Maranhão
O deputado afirma que o atual governo tenta apagar conquistas históricas que beneficiaram o povo maranhense
Deputado Enos Costa Ferreira destaca atuação da política de combate às drogas no Estado
O parlamentar ressaltou o trabalho das comunidades terapêuticas no resgate da dignidade de pessoas que sofrem com a…
Adelmo Soares critica oposição e volta a pedir que PCdoB entregue cargos que ocupa no governo
Segundo o parlamentar, não há como fazer parte de um governo e atacá-lo ao mesmo tempo como têm…
Florêncio Neto refuta falas da oposição e destaca ações do Governo em prol da população
O deputado elencou ações do Governo do Estado, que, segundo ele, comprovam que Brandão tem se mostrado um…
Programa ‘Saúde e Bem- Estar’ aborda reprodução humana e os avanços na área
O obstetra Bruno Alex Maciel explicou, por exemplo, tipos de gravidez, processo para identificação do sexo do bebê,…
‘Diário da Manhã’ destaca expectativas para o mercado de trabalho no Maranhão
A coordenadora do Conselho Estadual do Trabalho, Rosângela Martins, disse que o estado vem registrando dados positivos em…
Em entrevista ao ‘Café com Notícias’, Socorro Araújo aponta crescimento do turismo no Maranhão
Secretária de Turismo disse que anúncio do São João em outros estados e no exterior e lugares de…
CCJ dá parecer favorável a PL que cria Programa Estadual de Agroindústrias Familiares
Proposição do Poder Executivo tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do estado e assegurar aos agricultores acesso a…