08 de maio de 2024

Aprovado projeto que institui semana de conscientização sobre atrofia muscular espinhal

Objetivo é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce

Aprovado projeto que institui semana de conscientização sobre atrofia muscular espinhal

Deputada Fabiana Vilar é a autora do projeto

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 031/2024, de autoria da deputada Fabiana Vilar, que institui a Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME) no Maranhão. O PL ainda vai à sanção.

O objetivo do projeto é esclarecer e orientar sobre os sinais que caracterizam essa doença, bem como conscientizar acerca da importância do diagnóstico precoce. A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma enfermidade neuromuscular rara, de origem genética, que acontece em uma em cada dez mil pessoas nascidas vivas.

A doença se caracteriza por fraqueza muscular grave progressiva e pela diminuição do tônus e da força muscular, resultante da degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. Nenhuma das três formas de manifestação da síndrome tem cura definitiva. No entanto, a fisioterapia, o acompanhamento e tratamento clínicos e alguns aparelhos ortopédicos ajudam a manter a independência das crianças afetadas, a função de seus músculos e sua integridade física e mental.

No Maranhão há registrado, nos últimos anos, alguns casos de crianças diagnosticadas com AME, principalmente por conta de mobilizações das redes sociais para arrecadação de recursos para a aquisição de um medicamento que ajuda a corrigir a falha genética, permitindo que o corpo produza a proteína necessária para viabilizar os movimentos dos membros.

O tratamento não cura a doença, mas evita a morte precoce e melhora a qualidade de vida dessas crianças. Sem o devido tratamento até os dois anos de idade, a AME é uma das principais causas de mortalidade infantil por questões genéticas.

A Semana de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal, que ocorrerá, anualmente, na primeira semana do mês de agosto, passando a integrar o calendário oficial do Maranhão na área da saúde, englobará palestras, debates, audiências públicas e campanhas publicitárias sobre o tema. Além disso, será importante para alertar a população sobre a necessidade da realização do exame em recém-nascidos e incentivará a organização de encontros e intercâmbio com profissionais especialistas nessa área.

.

Mais notícias

Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços

Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…

Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã

O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…

‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula  

Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…

‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores

Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada

‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão

Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…

Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação

Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…

‘Café com Notícias’ detalha ações preventivas e de emergência no período chuvoso no Maranhão

Mapeamento e vigilância das áreas de risco e utilização de aviso de alerta pelo celular são algumas das…

Adelmo Soares leva Mutirão da Saúde com serviços essenciais à população de Joselândia

A ação beneficiou moradores da sede e da zona rural do município, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de…