Início -> Discursos

Tempo dos Blocos Dr. Yglésio

29 de maio de 2024

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (sem revisão do orador) – Meus colegas, todos que me assistem, eu peço um pouquinho de atenção agora para verem como uma comunicação muitas vezes mal feita… E aí eu não estou personalizando para o Sérgio Macedo, inclusive, que é um cara que eu tenho como amigo. Mas como eu estava falando ali com o Deputado Rodrigo Lago, às vezes, eu tenho que apontar os problemas até dos amigos. E podem apontar os meus também, porque não tem problema nenhum. Ninguém é perfeito. Mas a verdade é assim: o Governo tem os problemas estruturais dele, e a comunicação ainda não está tendo articulação. Olha só! Vossas Excelências estão vendo aí. Vou falar isso aqui, e o Governador não está nem merecendo esse apoio meu aqui na tribuna. E eu sou sincero a ponto de dizer que eu já estou numa fase que pode me colocar em oposição, pode me ostracizar, pode me ter como aliado, eu vou subir à tribuna para falar a verdade. Então, assim, o Brandão não está merecendo, porque ele está deixando aí… Ele é presidente do PSB, e o PSB ainda está me fornicando na Justiça. Mas eu vou fazer uma justiça a ele, mesmo não merecendo. Coloca aí na tela o vídeo, coloca por favor. Está apanhando feito um condenado por conta dessa pista de atletismo, Gilberto Leda. Está todo mundo aí vendo. Teve aquela criança que, infelizmente, morreu. “Cacete!” Desde o dia 01 de maio tem aviso de licitação, tem projeto de pista. Aquilo ali que está sendo retirado vai ser feito uma reforma com ampliação. Eles estão terraplanando e fazendo drenagem, porque não tinha drenagem. A pista, obviamente, ao alagar, trincava. Ao trincar uma pista de atletismo… O Deputado Rafael corre, sabe dos riscos de uma pista como essa. Ou seja, o Governo está fazendo certo o negócio, não tem capacidade de ganhar uma batalha de comunicação e está apanhando. Botam aí o aviso de licitação, dia 01 de maio o aviso, antes dessas confusões todas, está aí projeto, tem tudo, vai sair uma pista nova de atletismo, vai usar a terraplanagem, o espaço terraplanado e drenado, para fazer o São João. Matou dois coelhos com uma cajadada.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputado Yglésio?

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Eu lhe concedo ao final.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Obrigado.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Com certeza vai utilizar o espaço apenas por 30 dias, mais ou menos, de festividade. Em vez de fazer outro espaço, vai fazer dois em um, que do ponto de vista do 37, da economicidade e da eficiência, é uma coisa boa constitucionalmente, mas não sabe comunicar, então está apanhando porque os secretários não se entendem. Eu liguei para saber dessa história, está aí o Diário Oficial, pregão, está tudo certinho, mas não comunica. E aí? A população não está sabendo, óbvio que vai se revoltar, é óbvio que o Deputado Othelino tem todo direito de subir aqui à tribuna e cobrar, porque eu acredito que nem ele estava sabendo disso. E eu subo aqui à tribuna, mesmo o governador não merecendo, porque continua a me perseguir, o que o Flávio Dino fez enquanto era presidente do PSB, e o Brandão está continuando. Eu estou aqui para trazer a verdade, porque o que me interessa é esclarecer a verdade para as pessoas, agrade “a”, agrade “b”, agrade “c”, eu não estou nem aí, papai! A verdade é essa. Ali vai ser uma reforma, vai ser aproveitado para o São João e vai ser uma ótima obra. Deus queira que eles deixem o orçamento na Sedel para conservar, porque o grande problema do Maranhão é esse. Edivaldo fez praça, mas não tem espaço no orçamento para conservação. Braide faz uma intervenção na Maria Aragão, para vocês verem a nojeira que a praça está, ontem eu fui lá, mato mais alto do que eu, na Maria Aragão, na Beira Mar, porque não colocam dinheiro para conservação. E aí o Governo tem que fazer a mesma coisa. Fez um complexo, tem que conservar. Eu visitei Barcelona, em 2010, as Olimpíadas de Barcelona, salvo engano, foram em 92, a cidade tem legado olímpico, porque as pessoas fazem obras e deixam no orçamento recursos de manutenção e conservação. Não adianta. É melhor ter menos conservado do que um monte de coisa acabada. Deputado Othelino.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO (aparte) – Deputado Yglésio, Vossa Excelência é um cidadão resignado. Vossa Excelência está aí na tribuna tentando defender o Governo, esse mesmo governo que pediu seu mandato há uns dias e que, recentemente, deve ter recorrido. Eu digo que Vossa Excelência é resignado porque Vossa Excelência faz um esforço, é mais ou menos aquela coisa de uma relação na qual um não quer mais, e o outro fica forçando. Mas eu quero dizer o seguinte: se esse projeto existe, é o exemplo maior da incompetência, da incapacidade de se comunicar, porque um projeto existe, e ninguém sabe. Nem ninguém aqui neste plenário fez um gesto para explicar isso. Eu estou sabendo agora por Vossa Excelência, Deputado, cuja resignação quero enfatizar. Então, se um governo que não, se comunicar é obrigação, é princípio da publicidade. Então, era só para dizer isto e para dizer o seguinte: que, embora Vossa Excelência tenha feito esse esforço, veja, Vossa Excelência gosta muito de pesquisar, de investigar, faz bem-feito, veja quanto o Governo do Estado colocou no Orçamento desse ano para investimento no esporte. Para Vossa Excelência ver que o governo não tem nenhum compromisso com o esporte, aliás, tem compromisso com nada, além das coisas que servem a quem comanda o Maranhão, agora, muito obrigado, pela gentileza.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, DEPUTADO ZÉ INÁCIO – Conclua, Deputado Yglésio, por favor!

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Então, volto a dizer, não comunica, aí fica apanhando, Deputado Ariston. O senhor sabendo disso agora o senhor não vai dizer que não é bem assim. Tinha que ter uma campanha, vai fazer uma praça esportiva nova e está apanhando! Por favor, Sérgio, aperta a equipe aí que está te fazendo passar vergonha, papai!