04 de junho de 2024
Aprovado PL que prevê sinalizadores para indicar presença de pessoas autistas em hospitais
A iniciativa tem como objetivo garantir o bem-estar e a inclusão de pessoas autistas, durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei 151/2024 (denominado “Lei João Davi”), de autoria da deputada estadual Claudia Coutinho, prevendo diretrizes e fixação de sinalizadores que identifiquem a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em hospitais e enfermarias. O PL segue agora à sanção governamental.
A iniciativa tem como objetivo garantir a inclusão e o bem-estar de pessoas autistas durante sua estadia em estabelecimentos hospitalares, além de fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas durante o período de internação.
“O Projeto de Lei foi inspirado na experiência de João Davi, que tem autismo em grau alto e que enfrentou desconforto e ansiedade devido aos ruídos frequentes causados por batidas na porta de seu quarto durante sua internação hospitalar. Então, busca-se com isso evitar situações semelhantes para outros pacientes autistas”, explicou Claudia Coutinho.
De acordo com o texto do PL, todos os estabelecimentos hospitalares que oferecem serviços de internação devem disponibilizar, na porta de acesso à internação, placas (ou outras formas de sinalização) identificação para indicar a presença de pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Além disso, as placas de identificação devem ser fixadas nas portas dos quartos ou enfermarias, de forma visível e facilmente identificável, contendo um símbolo reconhecível de autismo, juntamente com uma mensagem clara indicando a presença de uma pessoa autista no quarto.
“A ‘Lei João Davi’ visa não apenas garantir o respeito pelos direitos e necessidades das pessoas autistas, mas também serve como um lembrete constante do poder da empatia e da ação legislativa para promover a inclusão e a igualdade de tratamento para todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições de saúde”, acrescentou a deputada.
Suporte às mães
O PL determina ainda que estabelecimentos hospitalares devem fornecer suporte adequado às mães que acompanham seus filhos autistas, durante o período de internação, podendo incluir serviços de aconselhamento, informações sobre o autismo e recursos disponíveis, assistência na navegação pelo ambiente hospitalar e orientações sobre como melhor apoiar o bem-estar do paciente autista durante a estadia hospitalar.
Ainda conforme a matéria, os profissionais de saúde dos estabelecimentos hospitalares devem receber treinamento adequado sobre o autismo, incluindo técnicas de comunicação e manejo de comportamentos.
Mais notícias
Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias
Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica
Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público
Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE
Assembleia aprova projeto que disciplina forma de destinação de bens provenientes de processos judiciais para o Estado
Na justificativa do projeto, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa visa aperfeiçoar a gestão dos ativos…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas à comunidade Coqueiro, na Estiva
Entrega faz parte de uma agenda social desenvolvida pelo parlamentar com o objetivo de garantir alimento na mesa…
‘Saúde e Bem-Estar’ – Especialista destaca importância de comer bem para viver melhor
Endocrinologista e nutróloga Silvana Teixeira falou sobre o tema na Rádio Assembleia
‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo
Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira
‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital
Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de…
Assembleia Legislativa aprova MP que reinstitui programa ‘Maranhão Juros Zero’
Medida proposta se justifica pela necessidade de "adequar o funcionamento do programa, garantindo maior flexibilidade operacional às instituições…