Início -> Discursos
Tempo dos Blocos Neto Evangelista
06 de junho de 2024
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (sem revisão do orador) – Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, Senhora Presidente, eu venho destacar hoje aqui o lançamento ontem do maior São João do Mundo, a maior cultura do mundo, da maior festa cívica que acontece no Brasil, que é a nossa cultura popular do São João. Eu fiquei muito feliz em ver ontem os brincantes do nosso São João abrindo essa festa, mas eu quero destacar alguns pontos importantes, Deputado Nagib, que estava lá ontem. Uma coisa me chamou a atenção, desde o ano passado, que era uma coisa que eu tinha vontade que fosse feita pelos gestores públicos, sobretudo pelo prefeito de São Luís e pelo governador do Estado do Maranhão. Inclusive, quando fui candidato a prefeito de São Luís, em 2020, eu dizia que iria fazer isso, Deputado Arnaldo. A importância do chefe maior do Estado se deslocar daqui do Maranhão para ir ao maior centro populacional, que é São Paulo, vender pessoalmente o São João do Maranhão, levando consigo as nossas brincadeiras, os nossos Bois, para que as agências de turismo possam conhecer melhor, conhecer de perto, para que a gente encha o Maranhão de turistas. Esse é um primeiro ponto para o qual eu queria chamar atenção, porque, Deputado Aluízio, às vezes, a pessoa pode olhar apenas pensando como uma festa, mas não é! Em primeiro lugar, é a nossa cultura, é nossa raiz. Em segundo lugar, encher o nosso São João significa circulação de dinheiro no nosso estado. Se circula dinheiro, gera-se emprego e dignidade para o nosso povo. Eu posso dizer para Vossas Excelências que o Governador Carlos Brandão está acertando porque fez esse caminho de ir até São Paulo levar a nossa cultura. Está aí o resultado. Os hotéis, Deputado Davi, Vossa Excelência estava lá ontem conosco, Deputado Antônio Pereira, os hotéis aqui, em São Luís, a rede hoteleira, vários hotéis já estão lotados para esse mês de junho e para o mês de julho. Vejam só, Deputado Júlio, nossa cidade voltando para o mapa do turismo nacional através da nossa cultura. Então gostaria de destacar esse primeiro ponto e queria destacar um segundo ponto que é o investimento feito no São João. O Governador Carlos Brandão acerta de novo quando mostra a grandeza do nosso São João para fora do Maranhão e faz com que empresas privadas venham investir no estado do Maranhão, no nosso São João. Ao todo são 53 milhões de reais de investimento, inclusive contando com a participação da Assembleia Legislativa. Ano passado, foram 400 atrações locais que participaram do São João. Esse ano serão mais de 700. E o Governador Carlos Brandão já disse que quer encerrar o Governo com mil participações locais no São João. E os artistas de fora? Todos financiados por investimentos privados de graça para o povo.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Neto.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Deputado Ricardo.
O SENHOR DEPUTADO RAFAEL – Em seguida, Deputado Neto, Deputado Rafael.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA (aparte) – Deputado Neto, é importante fazer um resgate. Deputado Neto, é importante essa sua colocação com relação à importância do São João. Ano passado, o Governo do Estado investiu 44 milhões de reais no São João. E esse investimento gerou algumas críticas, mas o retorno econômico do Estado foi mais de 250 milhões de reais. Dinheiro que foi internalizado na economia e que não chegou apenas para os grandes hotéis, para os grandes restaurantes. Chegou também à população por meio de pequenos estabelecimentos, por meio dos restaurantes, por meio do comércio de um modo geral que foi aquecido, gerando emprego. Então é um investimento, Deputado Neto que atrai turistas e que gera renda para o estado. Imagine: de 44 milhões, gerou-se 254 milhões na economia do estado. Então, investimento acertado do Governador, iniciativa importante em uma das indústrias mais capitalizadoras de emprego e renda, que é o turismo. E eu tenho certeza que esse ano o São João será ainda maior. Obrigado.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Ricardo. Eu peço que seja incorporada a fala do Deputado Ricardo ao meu pronunciamento, porque ele destacou um ponto muito importante. Esse recurso no São João não é uma despesa, é um investimento para o próprio estado e para as pessoas. E V. Excelência falou dos pequenos que também ganham bastante dinheiro nesse período. E eu lembro do Programa Mais Renda, do faturamento que as pessoas desse programa têm nesse período do festejo junino. E me alegra ainda mais que fui eu o idealizador desse programa no estado do Maranhão, e que foi um filho que deu certo, porque essas pessoas, nesse período, faturam e faturam bem. Deputado Rafael e, em seguida, Deputado Nagib e o Deputado Jota Pinto.
O SENHOR DEPUTADO RAFAEL (aparte) – Deputado Neto, muito pertinente o seu pronunciamento. Estávamos ontem mesmo prestigiando o lançamento no maior São João do Mundo, que não ocorre apenas na capital São Luís. O Governador, por sua determinação, fará também o maior São João do mundo no interior do estado. E aqui eu quero ratificar as datas: Barreirinhas, 26 a 30 de junho, Imperatriz, 27 a 29 de junho, São José de Ribamar, 12 a 14 de julho, Timon, mais uma vez o Governo do Maranhão também vai fazer o arraial, 12 a 14 de julho; e Cururupu, 17 a 21 de julho. Atendendo aí todas as regiões do estado do Maranhão, não apenas a capital. E um momento em que as brincadeiras locais também recebem incentivo, assim como foi no ano passado. Então, é o segundo ano consecutivo em que o Governo do Maranhão realiza, por investimento próprio, do Governo do Maranhão, as festividades culturais. Não é emenda parlamentar, é uma ação do Governo do Maranhão. Nós ajudamos outros municípios com emenda parlamentar, porque também precisam. Sem falar, além dessas atividades que a gente ratifica, das nossas emendas em parcerias, obviamente, com o Governo do Estado para a realização dos festejos de São João em todo o estado. Segundo a entrevista coletiva de ontem, quase 70% dos municípios maranhenses receberão recursos do Governo do Estado para incentivar, movimentar o nosso São João, que, com certeza, entra no calendário nacional. O que Vossa Excelência está colocando – ontem, colocado muito bem pelo Governador –, a parceria com a iniciativa privada. Mas isso requer uma retrospectiva histórica, por conta do carnaval. O carnaval do Maranhão foi destaque nacional por conta das atrações trazidas, pela infraestrutura, pela nossa Litorânea, que, ali, durante o prolongamento, ficou um show à parte ter show ali na beira da praia. E, com isso, o São João do Maranhão espertou que as iniciativas privadas pudessem fazer as parcerias que estão fazendo. Que nosso fim de semana, do dia 14 até o dia 19, salvo engano, de junho, terá grandes atrações nacionais. E também motivado, que no dia 14, será a luta do Deputado Dr. Yglésio. Então, a rede hoteleira também está enchendo, porque o Maranhão também quer assistir a essa luta, Deputado Dr. Yglésio, no dia 14 de junho. Mas, brincadeira à parte, com certeza, o final de semana de 14 a 16 de junho será bem movimentado na capital maranhense, Deputado Neto.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Rafael. Peço que seja incorporado ao meu pronunciamento também. Vossa Excelência traz um ponto importante, que é a interiorização do nosso São João. Permitir que as pessoas do interior do Maranhão não precisem vir a São Luís para poder participar desse momento, possam participar nas suas regiões. E eu tenho certeza de que, por determinação do Governador, mas que tem o dedo de Vossa Excelência para que possa acontecer na cidade de Timon também, parabéns. Deputado Nagib; depois, Deputado Jota.
O SENHOR DEPUTADO FRANCISCO NAGIB (aparte) – Deputado Neto, quero lhe parabenizar por essa fala e destacar que, há dois dias, eu toquei nesse assunto na tribuna. Que, ano passado, foi o primeiro São João do nosso Governador, o maior São João do mundo. E lá, ano passado, 39% da rede hoteleira foi o aumento das demandas do turismo em nosso estado. E o importante é que 94% dos turistas que vieram aprovaram o São João e foram embora com uma boa impressão. Então, imaginem o que vai ser o São João com a propaganda boca a boca positiva para nosso estado este ano. E eu destaco, assim, o Deputado Ricardo destacou que pouco mais de R$ 50 milhões serão gastos no São João. Isso é praticamente 10% do que é gasto dentro da saúde, dentro do estado, por mês, mas o investimento do retorno que isso traz para economia é grandioso, mais de R$ 400 milhões, Deputado, que foi o retorno do ano passado, do São João. E assim eu falo do carnaval e agora vem o próximo, o segundo São João maior do mundo, do nosso Governador Carlos Brandão, que tem buscado essa parceria público-privada, como o Deputado Rafael falou, que, sem custo, você consegue trazer grandes atrações, investe nas bandas locais, nos brincantes, no bumba meu boi local, e faz com que o nosso estado possa ter essa renda que não tinha quando o empreendedor, o carrinho do Mais Renda, você tem que movimentar e fazer evento para que a descentralização de renda aconteça e possa chegar lá na ponta, a pessoa, às vezes, está desempregada esperando surgir um grande evento para poder vender o seu lanche, vender sua bebida e tirar sua renda. Eu, em Codó, tive essa oportunidade de fazer o Programa Mais Renda e fazer vários eventos para poder fomentar isso. Então, vejo isso com grande importância. E dizer que ontem eu tive o prazer de acompanhar com satisfação, o lançamento e a grandiosidade que vai ser o segundo maior São João do mundo.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Nagib. Peço também que seja incorporado ao meu pronunciamento. Vou ouvir o Deputado Jota Pinto e em seguida o Deputado Davi.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO (aparte) – Deputado Neto, parabéns pelo pronunciamento, mas queria destacar dois pontos importantes. Primeiro, o interesse da iniciativa privada naquilo que é uma realidade, o maior São João do Brasil. E com uma observação importante: lá o povo não vai pagar, vai entrar gratuitamente. Isso é importante destacar isso, foi colocado ontem pelo governador. Apenas os camarotes para pessoas de uma classe mais alta vão ter essa opção. Segundo, observar o impulsionamento da economia do estado nesse período. Imagine quantas mil pessoas vão estar gerando emprego, renda, os hotéis praticamente cheios, lotados. Então, isto é importante para o estado. Isso mostra a visão que o governador tem na questão de geração de oportunidades para o estado. Então, parabéns, governador, parabéns para toda sua equipe e parabéns pelo seu pronunciamento!
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Jota. Peço que incorpore ao meu pronunciamento também a fala de Vossa Excelência. Pois não, Deputado Davi. E aí para encerrar com o Deputado Davi, porque senão a presidente Iracema vem aqui me tirar da tribuna.
O SENHOR DEPUTADO DAVI BRANDÃO (aparte) – Ontem, nós lá no lançamento do são João e a gente vê o entusiasmo com que o Governador Carlos Brandão anunciava aquele São João, fazer um São João do porte, o Governador Carlos Brandão faz no Estado do Maranhão. Hoje é motivo de alegria ter um governador como ele, porque não se trata de só mais uma festa, mas o Governador Carlos Brandão, a gente vê no pronunciamento dele, no discurso dele, o entusiasmo que ele coloca no São João, e o diferencial de São João do Estado do Maranhão do nosso governador é justamente a valorização dos artistas locais do nosso Estado, tendo em vista que muitas dessas atrações locais já receberam até pagamento adiantado para poder se apresentar, ou seja, o Governador Carlos Brandão, além de garantir o maior São João do mundo, ele garante que o dinheiro que a economia, que esses artistas locais possam ter o seu direito e o seu dever e o seu dinheiro para poder se apresentar com antecedência. O dinheiro está sendo pago com antecedência para que esses artistas possam se apresentar no São João. Então, o Governador Carlos Brandão, acima de tudo, tem valorizado, não só na fala, mas também nas suas ações. |Ontem, a gente viu entusiasmo com que o Governador Carlos Brandão fala no São João do Estado do Maranhão, porque ele é um fazedor também de cultura, porque cultura, a gente sabe que se pra se fazer tem que gostar também, E o Governador Brandão gosta da cultura, gosta do nosso Estado do Maranhão e tem feito na medida do possível sempre para melhor o São João, quando você se fala numa época dessa de São João, todo mundo, o Estado do Maranhão já se pergunta: rapaz, como é que vai ser o São João? São João, esse ano, ano passado foi bom, esse ano eu creio que vai ser melhor. Então, o Governador Carlos Brandão, acertadamente, tem feito o que tem que ser feito no Estado do Maranhão para que a nossa cultura, acima de tudo, possa ser cada dia mais valorizada.
O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Obrigado, Deputado Davi, peço também que seja incorporado ao meu pronunciamento. E é isso, Senhora Presidente, esse destaque era importante, que nós fizéssemos hoje, aqui da tribuna da Assembleia Legislativa, porque se iniciou o maior São João do mundo. Obrigado, Governador Carlos Brandão.