Início -> Discursos
Tempo dos Blocos Othelino Neto
11 de junho de 2024
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO (sem revisão do orador) – Querido deputado Jota Pinto eu estava até já indo embora, mas vi ali no gabinete o seu pronunciamento, e aí resolvi voltar só para deixar bem claro aquilo que eu disse no meu pronunciamento, embora tenha sido muito claro. Como eu devo me informar melhor se o fato ocorreu? Ou não ocorreu? Ou os operadores do Mercado do Peixe, não suspenderam o tráfego na Avenida Beira Mar, ali próximo ao Mercado do Peixe, no Anel Viário, não ocorreu isso de manhã? Será possível que eu e muita gente viu algo que não aconteceu? Aliás, eu lhe sugiro, deputado, assim como aqueles que ainda obedecem e defendem o governo, aliás, tentam defender o governo, que vejam uma matéria jornalística muito bem feita pela TV Mirante. Repetidora da Globo, para quem não sabe, a matéria foi feita no Bom Dia Mirante, depois no bloco seguinte, ela foi complementada com informações e até o momento que fechou a edição, aquela via, aquele trecho da Beira Mar estava interditado porque os operadores não conseguiam, que trabalham no Mercado do Peixe, não conseguem ser ouvidos pelo governo. Qual é a explicação, deputado Jota Pinto, a não ser uma tentativa vã, deputado Antônio Pereira, qual é a explicação para uma obra que começou em setembro de 2021, que tinha previsão de 10 meses, ou seja, até julho de 22, ela ter sido paralisada, depois voltou em passos lentos e nós já estamos em junho de 2024 e essa obra não foi concluída? Qual é a explicação senão o calote? Ah, mas outro dia, colega Deputado Cláudio Cunha disse que não é culpa do governador; é culpa do Secretário. Como eu já não… Como os Secretários desse Governo não comandam suas pastas, são sempre agentes externos que comandam, então não dá para saber de quem é a culpa. Mas o culpado para a sociedade é a pessoa que foi eleita pelo povo do Maranhão em primeiro turno com o meu voto arrependido. Foi eleito para governar o Maranhão e não para dar calote. E não para fazer com que as pessoas que trabalham lá no Mercado do Peixe e que estão em instalações precárias tenham que fazer uma greve, tenham que impedir milhares de pessoas passar com seus carros porque o Governo não os ouve, porque, além de um governo irresponsável, é um governo arrogante.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Deputado Othelino, depois me conceda um aparte.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Concedo já, deputado Jota Pinto. O que custa fazer um esforço para pagar as pessoas? Olha, eu recebi mais um apelo, mas esse é um assunto para outro dia, de uma cidadã que reside em Morros e está há dois anos esperando por um procedimento cirúrgico. Olha que tristeza, deputado Jota Pinto. Ela deve ter acompanhado algumas cobranças que tenho feito aqui na tribuna, nas minhas redes sociais e aí conseguiu me achar. Então, olha como está o nosso estado. Meus amigos, coloquemos a mão no coração. Tem cidadãos e cidadãs maranhenses que estão morrendo. Esse episódio de hoje é só mais um, como eu disse em meu pronunciamento, mais um capítulo do governo do calote. Aí vai dizer “não, não é calote.” É o quê? A obra parou por quê? Porque não pagaram. Deputado Jota Pinto, Vossa Excelência tem o aparte.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO (aparte) – Deputado Othelino, obrigado pelo aparte. Primeiro dizer que Vossa Excelência continua equivocado. Não são trabalhadores do Mercado do Peixe, tem nada a ver com o entreposto. Mercado do Peixe é uma coisa, o entreposto é outra coisa. O entreposto é para distribuição, não tem nada a ver. O que acontece é que eles tão querendo já iniciar lá sem ter, por parte do Governo do Estado, aquele termo de colaboração que eles assinam entre o Governo do Estado e a entidade, e falta também a questão da capacitação. Logicamente que lá ainda falta, está no ritmo final de acabamento, mas essa questão de fechar lá porque eles querem entrar de qualquer jeito, e o Governo do Estado tem a responsabilidade, sim. Vai entregar, mas quer entregar de forma oficial, não abrindo para chegar e entrar, todos entrarem como querem hoje fazer isso. Lá, logicamente, será a grande distribuição de peixe, sairá daquele entreposto, logicamente. Eu fiz até um requerimento aqui, uma indicação ao Governo, que também dê um melhoramento ali no caso. E também aquela obra demorou por questão ali estar do lado do mangue. Lá teve que ter modificação no projeto original, por isto que houve a demora. Agora essa questão de o senhor subir toda semana com “governo de calote”, primeiro que o governo ainda não terminou. Todo o governo deve e paga. Agora, quando terminar o governo Brandão e ficar devendo A, B ou C, pode dizer que a coisa o calote, mas o governo não terminou, não. E Vossa Excelência sabe que, muitas das vezes, para se pagar tem que ter certidão em dias, e muita das vezes quando há um atraso, mais é culpa das empresas por falta da certidão ou de algum documento.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputado Jota Pinto, o Governo ainda não terminou, mas ele também nem começou. Eu gostaria que ele começasse.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO (aparte) – Não, o Governo já começou e Vossa Excelência sabe. O Governo inaugura obra todos os dias. Eu estou há 33 anos nessa seara política, eu nunca vi um governo com tantas obras, e não é só na ilha, é no estado todo. Ontem mesmo, nós estávamos na região da nossa Presidente Iracema inaugurando obras. Portanto, o governo já iniciou, o governo está dando continuidade ao governo do Flávio Dino em que nós votamos, eu não sou arrependido, porque nós votamos e, de tabela, hoje, nós temos a Senadora Ana Paula. Portanto, Deputado, eu tenho certeza de que, no fundo, no fundo…
A SENHORA PRESIDENTE, DEPUTADA IRACEMA VALE – Conclua, deputado.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – No fundo, Vossa Excelência sabe o tanto que o governo Brandão tem trabalhado pelo estado do Maranhão.
O SENHOR DEPUTADO RICARDO ARRUDA – Deputado Othelino, quando Vossa Excelência puder, conceda também um aparte.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputado, querido deputado Ricardo Arruda, eu preciso concluir o pronunciamento, mas, com a benevolência da presidente, se ela permitir, Vossa Excelência tem um aparte, mas eu precisarei de um minuto para concluir a fala.
A SENHORA PRESIDENTE, DEPUTADA IRACEMA VALE – Eu prefiro que o senhor conclua a fala. Tem outros oradores.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Deputado Ricardo, o seu precioso aparte ficará para um próximo pronunciamento. Deputado Jota Pinto, eu ratifico que o Governo não terminou e nem começou. No seu coração, o senhor sabe disso, porque o senhor reside no Maranhão real, o senhor reside em São Luís. E eu quero dizer o seguinte: senhores fornecedores do Governo do Maranhão, senhores prestadores de serviço, vocês que não estão conseguindo pagar as suas folhas de pagamento, vocês que estão no Serasa, vocês que estão enfrentando dias difíceis, vocês são os culpados, segundo o deputado Jota Pinto, segundo o governo que ele defende.
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Não, eu não falei…
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Senhora presidente…
O SENHOR DEPUTADO JOTA PINTO – Eu falei que muitas vezes…
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputado, o senhor não pode mais se pronunciar. Deixe o deputado concluir.
O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO – Estou concluindo, senhora presidente. Então, vocês que estavam hoje no sol protestando, vocês são os culpados, vocês são os culpados por não poderem trabalhar. E os senhores, prestadores de serviços, são os culpados por não receber. Inclusive tenham cuidado porque vocês podem ser responsabilizados de acordo com a teoria levantada pelo querido deputado Jota Pinto. Muito obrigado.