11 de junho de 2024

Assembleia homenageia os 65 anos do Boi de Axixá em sessão solene

A sessão foi uma iniciativa do deputado Wellington. Durante a cerimônia, foi ressaltada a importância do grupo para a cultura maranhense

Assembleia homenageia os 65 anos do Boi de Axixá em sessão solene

A homenagem foi realizada no Plenário Nagib Haickel, com a presença da presidente Iracema Vale, brincantes do boi e convidados

O Bumba Meu Boi de Axixá, um dos mais antigos do sotaque de orquestra do Maranhão, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (11), por conta do seu aniversário de 65 anos de criação. A sessão solene alusiva à data foi uma iniciativa do deputado Wellington do Curso (Novo) e aconteceu no Plenário Nagib Haickel.

Ao som da tradicional música “Bela Mocidade”, os integrantes do grupo, liderados pela presidente Leila Naiva, e acompanhados da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), adentraram no Plenário Nagib Haickel, transformando o espaço em um arraial que encantou todos os que estavam presentes.

Na ocasião, a deputada Iracema Vale, que também é madrinha do Boi de Axixá, fez questão de ressaltar a importância do grupo para a cultura maranhense. Por isso, ela frisou que é justa a homenagem prestada pela Assembleia, por meio de proposição aprovada por unanimidade na Casa.

“A Assembleia é um local onde a cultura é apreciada por todos. Os nossos deputados amam a cultura do Maranhão e o Boi de Axixá representa muito bem essa cultura. São 65 anos de tradição que passa de pai para filho, pois a Leila é essa mulher forte que leva a cultura a todos os recantos do Maranhão e até para fora do nosso estado. Então, o Boi de Axixá é um patrimônio cultural muito valoroso e amado por todos nós”, disse.

Deputada Iracema Vale, que é madrinha do Boi de Axixá, ressaltou a importância do grupo para a cultura maranhense

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Wellington do Curso, autor da proposição para a realização da sessão solene desta terça-feira. “Foi aprovada de forma unânime por todos os deputados, o que mostra o nosso apreço e respeito pela nossa cultura. O Boi de Axixá, completando os seus 65 anos, representa a cara da nossa gente, do nosso povo, da nossa cultura. São mais de seis décadas de alegria, de muita cultura”, disse o parlamentar.  

Visivelmente emocionada, a presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, agradeceu à Assembleia e a todos pelas homenagens recebidas, destacando inclusive as ações do governador Carlos Brandão (PSB) no que diz respeito à valorização da cultura maranhense.

“Fico muito feliz em receber essa homenagem. É um sinal que estamos fazendo um trabalho que está agradando os maranhenses”, ressaltou. Ela comentou ainda sobre as dificuldades enfrentadas para a manutenção do grupo, mas que vem superando cada obstáculo para manter viva não apenas as tradições juninas, mas também a memória do seu pai, Francisco Naiva, fundador do Boi de Axixá. 

Ao final da sessão, Leila Naiva e demais representantes do grupo receberam uma placa de homenagem da Alema, destacando a importância do grupo para a cultura maranhense. Presentes ainda no ato estavam os deputados Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil) e Jota Pinto (Podemos).

A presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, agradeceu à Assembleia e a todos os parlamentares pelas homenagens recebidas

Tradição

Por amor à brincadeira e à cultura popular e não por pagamento de promessa, o tradicional Boi de Axixá foi fundado em 1959 por Francisco Naiva. Com o passar dos anos, várias famílias já passaram pelo detentor do mais antigo sotaque de orquestra, fazendo a paixão pelo boi passar dos pais para os filhos e tornando a tradição presente em várias gerações.

Antes, a brincadeira era composta por soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores; já as mulheres eram proibidas de brincar. Depois, os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade. Nas últimas décadas, a presença de mulheres protagonizando espaços de destaque nas brincadeiras é cada vez maior.

Brincantes do Boi de Axixá receberam uma placa de homenagem da Assembleia, em reconhecimento à relevância da manifestação

Com o tempo, o Boi de Axixá manteve algumas tradições, como um sotaque diferenciado e mais cadenciado, o que o torna único em relação aos outros. Como referência do São João maranhense, as músicas são cantadas por artistas renomados e vários outros grupos de bumba meu boi. Todos em um só sentimento: o carinho e paixão por tudo o que a manifestação representa.


Galeria de Fotos:

Sessão solene em homenagem aos 65 anos do Boi de Axixá - Fotos Miguel Viegas

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…