18 de junho de 2024
Dra. Vivianne destaca projeto de regularização fundiária que garantiu acesso à terra na comunidade Bom Acerto
A deputada informou que o acordo pôs fim ao conflito fundiário que estava em tramitação na Justiça há quase cinco anos

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
A deputada Dra. Vivianne (PDT) informou, na sessão plenária desta terça-feira (18), que famílias de trabalhadores rurais da Comunidade Bom Acerto, na zona rural do município de Balsas, receberam na sexta-feira (14), em solenidade realizada na Prefeitura Municipal, a matrícula de propriedade da terra adquirida em acordo celebrado por meio da atuação da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), custeada pelo município de Balsas.
Segundo a parlamentar, o acordo pôs fim ao conflito fundiário que estava em tramitação na Justiça há quase cinco anos, utilizando instrumentos de Regularização Fundiária de Interesse Social para garantir o pleno direito à moradia, com a aquisição de uma área com 70 hectares, agricultáveis, para abrigar definitivamente as famílias da Comunidade Bom Acerto.
A solenidade de entrega contou com a participação do presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA, desembargador Gervásio Protásio dos Santos; do prefeito de Balsas, Erik Augusto; do juiz diretor do Fórum de Balsas e de representante da comunidade Bom Acerto, além de outras autoridades locais e famílias beneficiadas.
“Quero destacar que, na semana passada, a gente teve a presença em Balsas do desembargador Dr. Gervásio Protásio, e com ele foi feita a solução de um conflito agrário, que já se estendia por mais de cinco anos na nossa cidade. Portanto, agradeço ao Poder Judiciário por ter tido essa sensibilidade de resolver esse conflito após uma discussão bastante longa, que já se arrastava há tanto tempo”, declarou a parlamentar.
Aterro sanitário
Ela aproveitou para anunciar a realização de audiência pública que irá discutir, nesta quarta-feira (19), sobre o projeto do aterro sanitário da cidade de Balsas.
“Eu não poderia deixar de fazer alguns agradecimentos, em especial ao secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, e ao nosso governador Carlos Brandão por terem agilizado as licenças ambientais necessárias para instalação desse aterro sanitário em nosso município”, salientou Dra. Vivianne.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira