19 de junho de 2024
“Estamos diante do grande porta-voz da democracia”, diz Iracema Vale durante homenagem a José Sarney
De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito

Texto e foto: Agência Assembleia
Durante a sessão solene desta quarta-feira (19), em que o ex-presidente José Sarney foi condecorado com a Medalha ‘Manuel Beckman’, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o legado do homenageado na defesa da democracia.
De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito e tem uma série de contribuições não apenas para o Maranhão, mas para todo o Brasil.
“Estamos diante do grande porta-voz da democracia, do líder que conduziu o país na engenhosa transição democrática, nas suas próprias palavras, em um tempo em que a história se contorcia, mas sem deixar que a democracia morresse em suas mãos. Essa foi, sem dúvida, a maior de todas as suas façanhas e o ápice de sua trajetória política, que o definiu para a história como defensor vitalício das liberdades e do Estado de Direito. Muitas foram suas contribuições para o povo brasileiro e o nosso Maranhão, que sob sua gestão experimentou uma visão inovadora que transformou a realidade do estado”, disse.
A presidente do parlamento estadual também enalteceu a produção literária e intelectual de José Sarney. Imortal membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML), ele é autor de 120 obras, entre as quais “Norte das águas (contos, 1969), “Marimbondos de fogo” (poesia, 1978), “Sexta-feira, Folha (crônica, 1994), “O dono do mar” (romance, 1995), “Saraminda” (romance, 2000) e “A duquesa vale uma missa” (romance, 2007).
“A trajetória de José Sarney é também marcada por uma produção intelectual rica e diversificada. Imortalizou seu nome com mais de 120 obras. Um orgulho sutil reverbera nas páginas dessas obras que, antes de serem contos, ensaios, crônicas, romances, são retratos genuínos do modo de vida, dos saberes e crenças do nosso povo, dos mais simples da população do Maranhão. Seu compromisso com a cultura e legado literário é a demonstração de sua paixão pelas letras e sua capacidade de enriquecer o debate cultural e político do Brasil”, destacou.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ aborda as ações do Ministério Público e parceiros no combate ao suicídio no Maranhão
Entrevistado no programa, o promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca informou que, em parceria com outros órgãos e…
Deputado Catulé Júnior cobra retomada de obras de recuperação asfáltica na MA-034
Segundo o parlamentar, os serviços na rodovia, que liga a sede de Caxias ao povoado Baú, foram iniciados…
Helena Duailibe repercute comemorações do 24º BIS e celebra restauração da Igreja de Santo Antônio
A parlamentar participou da cerimônia no Batalhão Duque de Caxias. Ela também destacou a restauração da Igreja Santo…
CCJ dá parecer favorável à MP que cria programa Instituição Legal
De autoria do Poder Executivo, iniciativa tem como objetivo regularizar documentação de entidades que prestam serviços assistenciais à…
Neto Evangelista e Júnior Cascaria enaltecem esforço do Governo para garantir sucesso da Expoema 2025
Parlamentares destacaram a importância da realização da Exposição Agropecuária do Maranhão, considerada um dos maiores eventos do setor…
‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos
Programa discutiu o agravamento da violência contra essas pessoas, a rede de proteção e caminhos para um envelhecimento…
Antônio Pereira destaca ações do governo estadual e avaliação positiva da população
Parlamentar destacou a série de inaugurações recentes em Senador La Roque
Adelmo Soares critica opositores que mudam de lado em busca de interesses pessoais
Entre outras coisas, deputado ressaltou que o governador Carlos Brandão deu continuidade às ações exitosas de seu antecessor…