01 de julho de 2024
‘Pautas Femininas’ debate saúde mental da população negra
Programa recebeu a psicóloga Luara Matos, que falou da atuação do projeto 'Pense Minha Cor Comunidade'

Agência Assembleia
O programa ‘Pautas Femininas’ debateu, em sua edição desta segunda-feira (1º), que foi ao ar pela Rádio Assembleia (96,9 FM), a saúde mental da população negra. A entrevistada foi a psicóloga especialista em diversidade e inclusão e cofundadora da ‘Pense Minha Cor Comunidade’, Luara Matos.
Esta edição iniciou uma série de programas voltados para o ‘Julho das Pretas’, ação criada em 2013 pelo Odara Instituto da Mulher Negra, pela igualdade de gênero e raça, colocando a luta das mulheres negras como centro dos debates.
Durante a entrevista, a psicóloga explicou o ‘Pense Minha Cor Comunidade’, que é voltado para democratização de saúde mental, de promoção de educação antirracista para escolas, inovação e tecnologia negra, e valorização e fortalecimento da cultura negra, possibilitando acesso a esses serviços com preços abaixo dos praticados no mercado. A lista com os profissionais está disponível no site do projeto.
“Quando pessoas negras acessam espaços que não são comumente acessados, isto vem acompanhado de desconfortos, especialmente por não se enxergar pertencente, porque, historicamente, eles não foram criados para a gente. Quando estava na universidade, observei um grande vazio de existência e discussão sobre direitos e demandas da população negra. Vi que pouco se discute sobre isso. Então, me uni a mais dois colegas e fundamos o Pense Minha Cor”, explicou Luara Matos.
Ela destaca que o projeto atende também a comunidade indígena. “O alcance à população indígena ainda é feito com muita dificuldade, tanto pela desigualdade digital, quanto por questões culturais. Quando falamos sobre isto, é importante não nos colocarmos como o detentor do conhecimento, de saber, capaz de orientar e direcionar. Porque, às vezes, não é isto que aquela comunidade está precisando e, no caso dos indígenas, as problemáticas que os atravessa, podem ser mais sociais que mentais”, destacou a psicóloga.
Mais notícias
Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações
A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…
Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…
Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria
A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…
Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros
Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública
Café com Notícias – Empreendedorismo e redes sociais é tema de conversa com especialista
Silvio Guilherme revelou que há um estudo que mapeia de oito a 12 comportamentos que definem o sucesso…
‘Em Discussão’ aborda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
Edição local ocorrerá de 21 a 24 de outubro com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência…
Comandante do BBMar destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento da Operação Praia com Segurança
Thiago Paiva informou que diversas atividades estão sendo realizadas, como orientações aos pais e filhos sobre prevenção e…
Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas
A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes…