19 de julho de 2024
Iracema Vale prestigia ato de assinatura de decreto do Programa Maranhão sem Queimadas
Iniciativa do governo do Estado abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações nos municípios

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada do deputado Jota Pinto (Podemos), participou do ato de assinatura do decreto que regulamenta o Programa Maranhão Sem Queimadas, proibindo o uso de fogo no estado de 1⁰ de agosto a 30 de novembro. O evento aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, nesta sexta-feira (19).
A presidente Iracema Vale destacou a importante iniciativa do governador Carlos Brandão (PSB) para a preservação do meio ambiente. “O governador acerta mais uma vez com o incentivo à conscientização e à prevenção das queimadas no nosso estado. É uma prática cultural que precisa ser abolida da rotina da população. Parabenizo, também, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pela sensibilidade em trabalhar para diminuir esse índice preocupante de focos de incêndio no Maranhão”, disse Iracema Vale.
O programa abrange o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais, com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.
De acordo com o governador Carlos Brandão, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano como redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.
“A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais. O programa é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem por objetivo reduzir os focos de incêndio e as queimadas no interior do estado”, explicou Brandão.

O programa conta com a adesão de 66 municípios, locais com maior incidência de queimadas, que terão reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias.
Também durante a solenidade foi lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), plataforma online que monitora em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, possibilitando a gestão prévia de enchentes e desastres ambientais no estado. O Sima pode ser acessado no endereço eletrônico https://sima.sema.ma.gov.br.
Mais notícias
Helena Duailibe repercute comemorações do 24º BIS e celebra restauração da Igreja de Santo Antônio
A parlamentar participou da cerimônia no Batalhão Duque de Caxias. Ela também destacou a restauração da Igreja Santo…
CCJ dá parecer favorável à MP que cria programa Instituição Legal
De autoria do Poder Executivo, iniciativa tem como objetivo regularizar documentação de entidades que prestam serviços assistenciais à…
Neto Evangelista e Júnior Cascaria enaltecem esforço do Governo para garantir sucesso da Expoema 2025
Parlamentares destacaram a importância da realização da Exposição Agropecuária do Maranhão, considerada um dos maiores eventos do setor…
‘Contraplano’ debate violência, maus-tratos e abandono contra idosos
Programa discutiu o agravamento da violência contra essas pessoas, a rede de proteção e caminhos para um envelhecimento…
Antônio Pereira destaca ações do governo estadual e avaliação positiva da população
Parlamentar destacou a série de inaugurações recentes em Senador La Roque
Adelmo Soares critica opositores que mudam de lado em busca de interesses pessoais
Entre outras coisas, deputado ressaltou que o governador Carlos Brandão deu continuidade às ações exitosas de seu antecessor…
Fábio Gentil destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento do Cartão Tempo de Semear, na Expoema
Gestor da Sagrima adiantou que cartão será lançado no próximo sábado (6) e será uma das vitrines da…
Campanha Setembro Amarelo é tema do ‘Pautas Femininas’
Convidada foi a psicóloga Catarina Bogéa