05 de agosto de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda políticas públicas voltadas aos idosos e às pessoas com deficiência
Promotor de Justiça Elenilton Santos falou sobre as ações do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência

Agência Assembleia /Foto: Biaman Prado
O promotor de Justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência, foi o entrevistado do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (5).
Ele falou sobre o trabalho do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência, explicando que o órgão auxilia o Ministério Público. O Centro foi criado em 13 de junho de 2011, pelo Colégio de Procuradores do MP do Maranhão.
“O Centro de Apoio tem como finalidade prestar auxílio a Promotorias de Justiça, através de suporte técnico-administrativo, além de colaborar com os promotores de Justiça na organização, planejamento das ações e apoio ao trabalho na comarca, de forma a fortalecer o trabalho do Ministério Público, como vetor de articulação junto à sociedade para a implantação e melhoria das políticas públicas, com vistas a garantir a efetividade dos direitos dos idoso se e das pessoas com deficiência”, afirmou o promotor Alenilton da Silva Júnior.
Entrevistado pela radialista Maria Regina Teles, o promotor de Justiça acrescentou que o Centro de Apoio trabalha com o propósito de garantir os direitos da pessoa idosa desde o convívio familiar e comunitário até a implantação de políticas públicas.
“Essa é a função legal do Ministério Público e dever de toda a sociedade. Muitos são os casos de desrespeito, por isso a importância da atuação do MP como defensor dos direitos do idoso para ampará-lo e protegê-lo quando há omissão dos responsáveis”, assinalou.
Defensores
Alenilton da Silva Júnior frisou também que o Ministério Público é um dos defensores legais da pessoa com deficiência.
“A nossa instituição tem a responsabilidade de coibir abusos e cobrar a implementação de políticas públicas, contribuindo para que as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência sejam superadas”, ressaltou.
O promotor fez uma explanação sobre o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.471/2003), que se destina a regular os direitos e garantias assegurados às pessoas idosas.
“É importante conceituar que o Estatuto entende que pessoa idosa é toda aquela com idade igual ou superior a 60 anos. E o crescimento deste segmento está ocorrendo num ritmo muito rápido no Brasil, o que impõe um grande desafio, que é buscar cada vez mais políticas públicas que possam contemplar a população idosa do nosso Estado”, ressaltou Alenilton da Silva Júnior.
Mais notícias
Adelmo Soares critica pedido de empréstimo no valor de R$ 30 milhões feito pela Prefeitura de Rosário
O deputado disse que está solidário com os vereadores do município, Cristian Luan, Gustavo Reis e Ângela Nazar,…
Avanços do Programa Maranhão Livre da Fome são destaque no ‘Diário da Manhã’
Secretário Alberto Barros informou que os indicadores sociais e de mercado estão melhorando no Maranhão
Rosana Muniz fala sobre a feira do microempreendedor no ‘Café com Notícias’
Evento promovido pelo Sebrae-MA ocorre de 15 a 17 deste mês e funciona como vitrine de oportunidades às…
Comissão de Educação aprova requerimento referente à audiência de curso de Medicina da Uema
Parlamentar reforçou a importância da escuta ativa da comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, gestores e representantes da reitoria
Catulé Júnior destaca articulação para convênio entre governo e Prefeitura de Aldeias Altas
Parlamentar ressaltou sua participação direta na articulação que viabilizou o convênio
Comissão de Educação da Alema discute qualidade de cursos da Uema
Durante a reunião do colegiado, foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater a situação do…
‘Saúde e Bem-Estar’ recebe médica nutróloga Marina Reis
Entre outras coisas, a médica falou sobre os vários papeis desempenhados pela mulher
Alema encerra primeira fase do minicurso sobre teoria e prática do processo legislativo
Capacitação é destinada a alunos da UNDB. A segunda etapa está marcada para o dia 4 de junho…