07 de agosto de 2024

Iracema comemora os 18 anos da Lei Maria da Penha e destaca avanços conquistados com a legislação

A deputada reiterou que a Lei cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher e promove a conscientização sobre igualdade de gênero

Iracema comemora os 18 anos da Lei Maria da Penha e destaca avanços conquistados com a legislação

Presidente da Alema, Iracema Vale, disse que a Lei Maria da Penha é um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

O aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, completados nesta quarta-feira (7), foi comemorado pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), que destacou a legislação como uma grande aliada de todas as mulheres que passam por situações de violência no país. A chefe do Legislativo maranhense usou a tribuna da Casa para destacar ainda os avanços conquistados a partir da criação desse dispositivo legal de proteção às mulheres.

“Eu, na condição de deputada estadual, mulher, presidente desta Casa, não podia deixar de me pronunciar numa data tão importante para as mulheres. É um marco histórico na luta contra a violência doméstica e de gênero no Brasil. Essa lei, que leva o nome de uma mulher corajosa, resiliente, Maria da Penha, representa um avanço na proteção dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Iracema Vale.

A parlamentar reiterou que a Lei Maria da Penha não apenas cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher, mas também promove a conscientização, a educação da sociedade sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero.

“No Maranhão, temos buscado fortalecer as políticas públicas de apoio e de proteção às mulheres. Aqui, quero elogiar a bancada feminina desta Casa, que tem feito muitas proposições nesse sentido, e agradecer aos homens que nos têm apoiado nas ações voltadas à garantia dos direitos para as mulheres do nosso estado”, ressaltou Iracema.

Coragem

Na oportunidade, a presidente da Assembleia informou que assinou, junto com o deputado estadual Soldado Leite, um requerimento solicitando providências para descentralizar as perícias. “Vamos solicitar ao governador Carlos Brandão um legista para a Casa da Mulher Brasileira, porque eu acho que é um passo muito importante nesses processos”, explicou.

Por fim, Iracema Vale homenageou as mulheres que enfrentam com muita coragem e determinação a violência de gênero. “Vocês são exemplos de resiliência e inspiração para todas nós. Aos homens, faço um apelo, sejam nossos aliados nesta luta. O combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos”, finalizou.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores

Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência

Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…

‘Diário da Manhã’ – Corredor Gabriel Baptista fala sobre sua vocação para saúde e esporte

O estudante de enfermagem viralizou nas redes sociais, na semana passada, ao sair diretamente da Expoema para correr…

‘Café com Notícias’ fala sobre as inovações das alternativas e execuções penais no Brasil  

O juiz Lourenço Ribeiro, de Minas Gerais, que participa de encontros da área em São Luís, destacou que…

Escola do Legislativo inicia nova turma do curso de Inglês Básico Nível 2 para servidores e comunidade

Servidores e público externo participam da capacitação com foco no aprimoramento do idioma no contexto profissional e cotidiano

Júnior Cascaria solicita pavimentação da Avenida Lourival Alves Pereira em Pedreiras

O parlamentar enfatizou que a medida é um investimento estrutural essencial, que vai garantir melhoria na qualidade de…

6ª edição da Expo Indústria Maranhão 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

O superintendente da Fiema, César Miranda, detalhou o evento, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, em…