12 de agosto de 2024

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos da Associação Maranhense de Equoterapia

As convidadas foram a coordenadora da AME, Carla Adriana Dias de Deus, e a pedagoga e especialista em análise do comportamento voltado ao autismo, Marilan Borges

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos da Associação Maranhense de Equoterapia

Entrevistadas conversaram com a jornalista Maria Regina Telles

Agência Assembleia

Nesta segunda-feira (12), o programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou os projetos da Associação Maranhense de Equoterapia (AME), instituição sem fins lucrativos mantida pelas organizações da sociedade civil, com atuação há 22 anos.

Em conversa com a apresentadora do programa, radialista Regina Telles, a coordenadora da AME, Carla Adriana Dias de Deus, e a pedagoga e especialista em análise do comportamento voltado ao autismo, Marilan Borges, discorreram sobre os projetos desenvolvidos por essa entidade.

Marilan Borges explicou que a AME agrega uma gama de profissionais de diversas áreas e tem por objetivo melhorar a vida dos praticantes de equoterapia, dançaterapia e infoterapia.

“A equoterapia antes era restrita à Polícia Militar, que conta com profissionais capacitados. Hoje, atendemos a toda a comunidade e não somente os militares, em parceria com a AME. Contratamos profissionais da área da saúde para darem suporte aos nossos projetos de atendimento. Começamos com a equoterapia e, depois, expandimos para outras áreas. Atendemos crianças e adultos com deficiência (PCD)”, esclareceu Carla Adriana.

Público-alvo

Carla Adriana disse que, para a dançaterapia, tem limite de idade somente para iniciar, que é a partir dos 12 anos. “Atendemos às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Hoje, contamos com 86 participantes só na dançaterapia. Nossos alunos são muito animados e interessados “, frisou.

Resultados

Marilan Borges destacou que os resultados da equoterapia são fantásticos, principalmente com as pessoas com paralisia cerebral. “Na verdade, na equoterapia, nossos atores principais são os cavalos. Nós, profissionais da saúde, somos apenas coadjuvantes. Em menos de seis meses, tivemos dois casos de evolução maravilhosa com duas pessoas portadoras de paralisia cerebral”, afirmou.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ mostra a força do agro em exposição na Expoema 2025

Programa especial deste sábado mostrou as atrações da exposição, que segue até este domingo (7), e celebrou os…

‘Em Discussão’ detalha operações realizadas pela Polícia Militar do Maranhão em bairros da Grande São Luís

Comandante do Policiamento Metropolitano da Área Oeste da Grande São Luís, tenente-coronel Manoel Alves da Silva Filho destacou…

‘Café com Notícias’ destaca importância e avanço do programa Tô Conectado

Entrevista desta sexta-feira foi com a coordenadora do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida da Plataforma Gonçalves Dias,…

Deputado Catulé Júnior destaca gestão de Fred Campos em Paço do Lumiar

O parlamentar elogiou o desempenho do gestor e apontou a administração municipal como modelo de eficiência e resultados…

Davi Brandão destaca trabalho da prefeita de Brejo de Areia

Parlamentar relacionou diversas obras entregues pela gestora

Eric Costa repercute investimentos do Governo do Estado em Davinópolis

Entre as ações, o parlamentar destacou a obra de R$ 22 milhões que prepara a cidade para receber…

Helena Duailibe destaca avanços no atendimento em saúde de alta complexidade no Maranhão

Parlamentar apresentou estatísticas sobre o avanço das ações do governador Carlos Brandão no que diz respeito à melhoria…

Ana do Gás cobra solução para crise de abastecimento d’água em Santo Antônio dos Lopes

Parlamentar criticou a falta de atuação do poder público municipal diante da crise