14 de agosto de 2024
Educação e uso de tecnologias para crianças são discutidos no ‘Toda Mulher’
Programa recebeu a psicanalista e escritora Cristiane Cabral, idealizadora e diretora executiva da plataforma Renovar-se
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
Para falar sobre educação, tecnologia, literatura infantil e outros temas, a psicanalista, escritora e estudante de psicologia Cristiane Cabral foi a entrevistada do programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (14), pela TV Assembleia. Ela é idealizadora e diretora executiva da plataforma Renovar-se, uma startup maranhense voltada para a área da educação.
A plataforma trabalha com soluções integrais e inclusivas, com o uso de metodologias ativas, onde os estudantes são os protagonistas. Cristiane Cabral explicou que a ideia nasceu em 2017, a partir de vivências na comunidade escolar, na busca por instigar o modelo de educação atual para torná-lo mais criativo e saudável para os alunos, incentivando-os a serem protagonistas de seu aprendizado.
“O Renovar-se nasceu no chão da escola, tenho três filhos em idade escolar, e tem o contexto da tecnologia social, híbrida, que atua na educação básica. Então, começamos a pensar a tecnologia como meio, e não como fim. Sabemos que a tecnologia veio para ficar, mas precisamos refletir sobre a inteligência emocional das nossas crianças e adolescentes”, destacou Cristiane Cabral.
Para ela, o aluno deve ser protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador. “O estudante precisa exercitar sua cidadania ativa para que entenda sobre garantias de direitos, tanto para ele, quanto para o próximo”, afirmou Cristiane Cabaral, ressaltando que em sua plataforma, são trabalhados temas como empatia, resiliência, abordagem baseada em experiência e colaboração, entre outros.
Além de se dedicar à plataforma Renovar-se, Cristiane Cabral também escreve livros. São de sua autoria as publicações “Paty e Happy e as coisas do mundo”, que aborda as habilidades socioemocionais e traz reflexões sobre tecnologias intergeracionais e a revista em quadrinhos “Uma ilha dentro de mim”, sobre saúde mental. Ela também desenvolveu mais de 10 personagens voltados para a educação inclusiva.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto