15 de agosto de 2024

‘Diário da Manhã’ destaca trabalho do 5°Juizado Especial Cível de Relações de Consumo da UFMA

Juiz Alexandre Abreu destacou a ampliação das ações e a valorização do atendimento da comunidade vulnerável dos bairros do entorno

‘Diário da Manhã’ destaca trabalho do 5°Juizado Especial Cível de Relações de Consumo da UFMA

Juiz Alexandre Abreu, titular do 5°Juizado Especial Cível de Relações de Consumo, conversa com o radialista Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Fotos: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

O titular do 5°Juizado Especial Cível de Relações de Consumo, instalado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), juiz Alexandre Abreu, destacou a ampliação das ações e a valorização do atendimento da comunidade vulnerável dos bairros do entorno. Ele foi o entrevistado do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quinta-feira (15).

Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, o juiz explicou o papel dos juizados especiais cíveis ou fazendários, que atuam para conciliar, julgar e executar as causas de menor complexidade, que não excedam 40 (quarenta) salários mínimos. Entre elas, ações de cobrança, despejo para uso próprio, de ressarcimento por danos causados em virtude de acidentes de trânsito, indenizações por danos materiais ou morais, dentre outros.

O magistrado afirmou, também, que implantou o “Projeto Linguagem Simples”, para facilitar a comunicação com as pessoas da comunidade e disse que os processos levam em média 113 dias. Ressaltou que visita pessoalmente os autores, acompanhado de estudantes da UFMA, valorizando a comunidade universitária.

“Tenho atuado no sentido de beneficiar as pessoas mais vulneráveis, o que alegra-me no exercício da magistratura. Essa prestação de conta é um dever meu como servidor público e preocupado com o exercício da magistratura. Por isso, estamos de portas abertas. Queremos a sociedade conosco. Sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos. Todos já querem saber se o juiz ‘não vai lá em sua casa’, quando procuram o juizado”, frisou. 

Alexandre Abreu explicou ainda que esse tipo de juizado é próprio para a recepção de demandas de usuários que desejam entrar com um processo nos juizados especiais cíveis ou fazendários, popularmente conhecidos como juizados de “pequenas causas”. O do 5°Juizado Especial Cível de Relações de Consumo cobre os bairros Bacanga, Itaqui, Vila Nova, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Vila São Luís, Alto Esperança, São Raimundo, Gancharia, Fumacê, Vila Dom Luis, Anjo da Guarda, Vila Isabel, Vila Zagueiro, Jambeiro, Sá Viana e Vila Embratel.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar

Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto