19 de agosto de 2024

‘Sustentabilidade na Prática’ destaca ações da Casa de Apoio à Pessoa Idosa do Ipem Turu

Iris Rocha de Oliveira, presidente da instituição, falou acompanhada das coordenadoras Adilene Mendes e Conceição Cerqueira da Silva

‘Sustentabilidade na Prática’ destaca ações da Casa de Apoio à Pessoa Idosa do Ipem Turu

Iris Rocha de Oliveira durante conversa com a radialista Maria Regina Telles, no ‘Sustentabilidade na Prática’

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à íntegra da entrevista

A presidente da Casa de Apoio à Pessoa Idosa do Ipem Turu (Capiit), Iris Rocha de Oliveira, foi a entrevistada do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (19). Na conversa com a radialista Maria Regina Telles, ela fez uma explanação sobre os projetos sociais desenvolvidos em São Luís pela instituição.

Na condição de idealizadora e fundadora da Casa, Iris de Oliveira falou sobre a importância da iniciativa.

“Há 12 anos, trabalhamos em São Luís com uma boa equipe de voluntárias e voluntários muito valorosos. A nossa Casa é hoje um ponto de apoio onde idosas e idosos podem praticar diversas atividades de lazer, exercícios físicos e feitura de artesanatos e, também, recebem serviços na área de saúde”, afirmou Iris de Oliveira.

Ela participou da entrevista à Rádio Assembleia acompanhada por duas coordenadoras do projeto, a ativista social Adilene Mendes e a artesã Maria da Conceição Cerqueira da Silva.

As coordenadoras da Casa de Apoio à Pessoa Idosa do Ipem Turu informaram que haverá um café da manhã, com a presença de um capoterapeuta, no próximo sábado (24), na sede da entidade (rua 6, quadra B, casa 16, no Ipem Turu).

“A gente sabe que a capoterapia tem em sua fundamentação o aspecto lúdico como elemento primordial para a adesão da atividade física pelas pessoas idosas em seus momentos de lazer. Vamos ter em nosso projeto a participação de capoterapeuta, que irá falar sobre os benefícios da capoterapia para idosos”, declarou Adilene Mendes.

Maria da Conceição Cerqueira da Silva, mais conhecida como Concita, trabalha com a produção de produtos artesanais. Ela informou que, no último sábado deste mês de agosto (dia 31), acontecerá na Casa uma atividade com a participação de um médico geriatra. A ação contará, ainda, com apresentação de danças, de coral e produção de brinquedos artesanais.

“Como não temos, pelo menos por enquanto, o apoio ou mesmo parcerias com órgãos governamentais, contamos apenas com o trabalho das nossas equipes de voluntários”, afirmou Iris de Oliveira.

Inspiração

Ela explicou, também, que a Casa foi criada sob inspiração de sua mãe, Maria Rocha Oliveira, que faleceu há sete anos. “Minha mãe sofria de osteoporose, sentia fortes dores e, diante do sofrimento dela, fomos reunindo em torno de nós pessoas identificadas com a causa dos idosos. Na fase inicial, tive um grande apoio de uma vizinha, Daniele Vasconcelos, terapeuta ocupacional, que foi uma das fundadoras da Casa, junto conosco”, frisou Iris de Oliveira.

“Além de técnica em enfermagem, trabalho há um bom tempo como cuidadora de idosos. Por essa razão, sabemos da importância do trabalho de acompanhamento, seja por pessoas da família, por conhecidos, ou por cuidadores, que permite à pessoa idosa uma vida repleta de dignidade, autonomia, respeito e, principalmente, a manutenção da autoestima, fundamental para a qualidade de vida”, ressaltou Iris de Oliveira.

Mais notícias

‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção

Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…