20 de agosto de 2024

‘Diário da Manhã’ – Professora repercute seleção de maranhenses em ação do CERN na Suíça

Maria Nascimento Amorim detalhou que três docentes do Maranhão foram selecionados para participar do programa Escolas de Professores do CERN em Língua Portuguesa

‘Diário da Manhã’ – Professora repercute seleção de maranhenses em ação do CERN na Suíça

Maria Nascimento Amorim, professora do Colun, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista a íntegra

Em entrevista, nesta terça-feira (20), no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), a professora do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun/UFMA), Maria Nascimento Amorim, repercutiu a seleção de uma equipe de três maranhenses, entre eles, ela própria, em iniciativa da Escola de Física no CERN, na Suíça, que possui o maior laboratório de partículas do mundo.

De acordo com a professora, eles foram selecionados para participar do programa Escolas de Professores do CERN em Língua Portuguesa, destinado a professores de Física de séries secundaristas do mundo inteiro.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Maria Nascimento Amorim disse também que, dos 20 professores brasileiros selecionados, três são maranhenses. Além dela, Harryson Guilherme Moraes Andrade, docente do Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar; e Raimundo Cazuza da Silva Neto, professor do Centro de Ensino João Mohana, em Peritoró.

A professora detalhou, ainda, que o primeiro destino dos professores será Lisboa, onde permanecerão de 28 a 31 de agosto e conhecerão o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). Após esse período, vão para a Suíça, onde participarão de curso no período de 31 de agosto a 7 de setembro.

Segundo a professora, todos eles são de escolas públicas do Maranhão, selecionados em um programa educacional do CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, responsável pela operação do maior colisor de partículas do mundo, em Genebra, na Suíça.

“É muito importante esse reconhecimento, pois, além da visita ao CERN, nós vamos participar da 5º Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa e da Conferência Nacional de Física e 34º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, ambos em Portugal, a convite da Sociedade Portuguesa de Física. Estamos nos preparativos para a viagem, por conta da importância do projeto para o ensino da Física no Maranhão”, destacou.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar