20 de agosto de 2024
Francisco Nagib comenta bom desempenho do Maranhão no Ideb e parabeniza o governo
Durante discurso na Assembleia, o parlamentar destacou que o Maranhão alcançou a melhor nota do Ideb de toda a história

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado
O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) parabenizou o Governo do Maranhão pelos bons resultados que a rede pública estadual de ensino alcançou em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado recentemente. Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira, 20, o parlamentar destacou os investimentos que o governador Carlos Brandão (PSB) vem realizando nos últimos meses que possibilitaram a melhoria na qualidade do ensino público maranhense.
Segundo Nagib, uma sequência de boas ações iniciadas ainda durante a gestão do ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foi responsável por fazer com que o Maranhão alcançasse a melhor nota do Ideb em toda a história.
“O governador Carlos Brandão conseguiu uma média histórica, fruto de um grande trabalho feito pelo vice-governador Felipe Camarão, o ex-governador Flávio Dino e uma sequência de boas gestões que contribuíram para que a educação do Maranhão chegasse ao melhor índice do Ideb”, disse o deputado.
Desenvolvimento
No dia 14 deste mês, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Seguindo uma escalada de crescimento, o estado alcançou, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano), a marca de 5,1 no índice, enquanto nos anos finais (5º ao 9º ano) registrou 4,3.
O Ideb do Maranhão tem mostrado crescimento significativo desde 2015, do ensino fundamental ao ensino médio. Nos anos iniciais, partindo de 4,4 em 2015, o índice passou para 4,5 em 2017, subindo para 4,8 em 2019. Mesmo em 2021, um período fortemente impactado pela pandemia, o indicador se manteve praticamente estável em 4,7, para então atingir o patamar de 5,1 em 2023.
Já nos anos finais do ensino fundamental, o crescimento também é notório. Em 2015, o Ideb era de 3,7, mantendo-se nesse patamar em 2017. No entanto, a partir de 2019, com o índice subindo para 4,0 e, posteriormente, para 4,2 em 2021, observa-se uma tendência clara de evolução, culminando nos 4,3 alcançados em 2023.
Das 217 redes municipais, 167 apresentaram crescimento em seus índices em relação à última medição, e 86 redes alcançaram ou superaram a meta projetada pelo INEP. O cenário dos anos finais também é de crescimento. Entre as 217 redes municipais, 121 apresentaram avanço no Ideb e 37 atingiram ou superaram a meta proposta.
Mais notícias
Programa ‘Mais Saúde’ aborda terapias regenerativas com especialista em ortopedia e medicina esportiva
Entrevistado foi o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros
‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores
Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva
‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência
Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…
‘Diário da Manhã’ – Corredor Gabriel Baptista fala sobre sua vocação para saúde e esporte
O estudante de enfermagem viralizou nas redes sociais, na semana passada, ao sair diretamente da Expoema para correr…
‘Café com Notícias’ fala sobre as inovações das alternativas e execuções penais no Brasil
O juiz Lourenço Ribeiro, de Minas Gerais, que participa de encontros da área em São Luís, destacou que…
Escola do Legislativo inicia nova turma do curso de Inglês Básico Nível 2 para servidores e comunidade
Servidores e público externo participam da capacitação com foco no aprimoramento do idioma no contexto profissional e cotidiano
Júnior Cascaria solicita pavimentação da Avenida Lourival Alves Pereira em Pedreiras
O parlamentar enfatizou que a medida é um investimento estrutural essencial, que vai garantir melhoria na qualidade de…
6ª edição da Expo Indústria Maranhão 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
O superintendente da Fiema, César Miranda, detalhou o evento, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, em…