27 de agosto de 2024
Medidas de alerta e vigilância em relação à Mpox são abordadas no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com Jocélia Frazão, que é coordenadora do Departamento Estadual de Atenção as IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
O ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (27), na TV Assembleia, recebeu a coordenadora do Departamento Estadual de Atenção as IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jocélia Frazão, que conversou sobre a doença Mpox, que teve os primeiros casos no Maranhão registrados em 2022.
Causada pelo Mpox vírus (MPXV), trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoa infectada pelo vírus; materiais contaminados com o vírus; ou animais silvestres (roedores) infectados.
Segundo Jocélia Frazão, após diversas pesquisas e estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde foi constatado que a Mpox é uma infecção sexualmente transmissível, daí a importância do uso de preservativos, além de evitar o contato direto com pessoa que tenha erupções e lesões na pele, fluidos corporais (tais como pus, sangue das lesões) de uma pessoa infectada. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes.
Jocélia Frazão fez, ainda, um alerta. “Hoje, os infectologistas e outros médicos quando observam uma lesão já sabem diferenciar, por isso que sempre a gente orienta a procurar a unidade básica mais próxima de sua casa. A sociedade civil tem que fazer parte desse processo de investigação e de monitoramento em relação a essa doença, que é, ainda, muito nova para toda a sociedade”.
Sobre as ações do governo do Estado para combater a doença, Jocélia Frazão explicou que a SES, em parceria com a rede laboratorial estadual, a rede hospitalar de atenção primária, a Vigilância Sanitária, tem trabalhado num plano de contingencia, desde 2022, para proteger a população maranhense.
Quanto ao tratamento da Mpox, a coordenadora ressaltou que ainda não há um medicamento aprovado específico para a doença. E, no caso de pacientes infectados, são adotadas medidas de suporte clínico com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações, além de evitar sequelas.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado
Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina
II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional