02 de setembro de 2024

‘Pautas Femininas’ aborda aniversário de 412 anos de São Luís

Aspectos históricos e patrimoniais da cidade, seus desafios e vivências foram temas do programa, que recebeu a professora Júlia Constança

‘Pautas Femininas’ aborda aniversário de 412 anos de São Luís

Josélia Fonseca conversa com a professora e historiadora Júlia Constança, no programa 'Pautas Femininas', da Rádio Assembleia

Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A professora e historiadora Júlia Constança foi a entrevistada desta segunda-feira (2), no programa Pautas Femininas, que vai ao ar semanalmente pela Rádio Assembleia (FM 96,9). O tema do programa foi o aniversário de 412 anos de São Luís, que serão celebrados no dia 8 de setembro.

Docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Júlia Constança abordou, entre outros temas, os desafios enfrentados pela capital maranhense. “São Luís tem conseguido se adaptar às mudanças do tempo, mas, claro, tem problemas como toda cidade com uma população tão grande. No aspecto histórico, olhamos o presente que nos dá pistas do passado e nos mostra como a história tem ocorrido e como a sociedade tem lidado com seus problemas”, pontuou a entrevistada.

Para a professora, a manutenção dos patrimônios – material e imaterial – de São Luís dependem tanto do poder público, quanto da sociedade, que precisam compreender as dinâmicas culturais da própria cidade, que cresce absorvendo novas tendências, mas sem deixar de lado o passado.

“Este patrimônio fomenta o turismo, a cultura e expressa quem é a cidade, a vivência da sua população e cria alternativas como geração de renda e crescimento econômico, mas que precisa ser gerido. É necessário também que a população conheça este patrimônio, pois vemos que há um desconhecimento de uma parcela da sociedade sobre a cidade”, frisou a professora.

A historiadora falou ainda sobre a parte moderna da capital, que se desenvolveu depois da Ponte José Sarney; a polêmica sobre a origem da fundação da capital, se francesa ou portuguesa; a presença de comunidades tradicionais no território; além de outros aspectos históricos da cidade.

Mais notícias

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense

O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…

Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…

Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025

As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…

Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025

Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…

Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’

O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…