06 de setembro de 2024

Historiador Euges Lima destaca os 412 anos de São Luís no ‘Café com Notícias’

Estudioso assinalou que, além de ‘ludovicense’ e ‘são-luisense’, a pessoa que nasce em São Luís também pode ser chamado de ‘Gonçalvino’

Historiador Euges Lima destaca os 412 anos de São Luís no ‘Café com Notícias’

Historiador e professor Euges Lima conversou com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/Foto: Miguel Viegas 

Assista à entrevista na íntegra 

Única capital do Brasil fundada por franceses – pelo menos essa a versão contada oficialmente nos livros – São Luís completa 412 anos de história neste domingo (8). Em alusão à data, o programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (7), na TV Assembleia, recebeu o historiador e professor Euges Lima, que falou sobre a história da fundação da capital maranhense.

‘Cidade dos Azulejos’, ‘Athenas Brasileiras’, ‘Jamaica Brasileira’ e ‘Ilha do Amor’ são alguns nomes atribuídos a São Luís, cada um remetendo a um significado específico. Justamente essas diversas versões sobre a história da capital maranhense foram explicadas por Euges Lima durante a entrevista.

Ele também falou que, além de ‘ludovicense’ e ‘são-luisense’, a pessoa que nasce em São Luís também pode ser chamado de ‘Gonçalvino’, expressão essa que já não é tão conhecida e utilizada. “Essa é uma forma também de se diferenciar, de ser singular. Isso esteve muito presente em nossa cultura, sobretudo no século XX, e perdura até os dias de hoje”, explicou o professor.

Fundação da cidade

Sobre a fundação da cidade por franceses, o pesquisador também destacou que há controvérsias na temática. “Há uma controvérsia que não começou hoje, mas já tem um certo tempo. Ela se intensificou nas últimas décadas com o lançamento de um livro de uma historiadora local, a professora Maria de Lourdes Lacroix, questionando a fundação francesa. Ela faz isso com bastante fundamentação, propriedade e de forma muito convincente. Esse trabalho causou uma polêmica muito grande e abalou a certeza que os historiadores e a sociedade ludovicense tinha sobre a fundação da cidade”, disse.

Euges Lima pontuou ainda que outros historiadores e pesquisadores, em décadas passadas, também já haviam questionado a fundação francesa da capital maranhense com base em argumentos parecidos com o da professora Maria de Lourdes Lacroix.

Euges Lima é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com pós-graduação em Teoria e Metodologia para o Ensino da História. Historiador, pesquisador, bibliófilo, palestrante e professor da rede pública de ensino, ele foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) nos biênios 2014/2016 e 2016/2018.

O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo

Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números