09 de setembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projeto Alfabetização Ecológica e ecologia integral
Professor Roberto Mauro Gurgel Rocha, membro da coordenação do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), participou do programa

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O professor Roberto Mauro Gurgel Rocha, membro da coordenação do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA), concedeu entrevista, na manhã desta segunda-feira (9), ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Na conversa com a radialista Maria Regina Telles, o professor fez uma explanação sobre o projeto Alfabetização Ecológica, explicando que se trata de uma iniciativa que busca inserir práticas de educação ambiental nas escolas e em outros setores da sociedade a partir de 2025.
“A alfabetização ecológica é essencial para conscientizar e engajar a sociedade na preservação ambiental”, afirmou o professor Roberto Mauro Rocha, acrescentando que o Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão está engajado em difundir esse tema para que possa interagir e aprofundar o debate com diferentes segmentos da sociedade.
Ao falar sobre a preservação da natureza e o desenvolvimento de uma cultura de paz e responsabilidade ecológica, o professor Roberto Mauro Rocha disse que aborda temas como a Cultura de Paz e a Ecologia Integral, alinhado à Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
“Precisamos refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas em nossas vidas. Como destaca o Papa Francisco, na Encíclica Laudato Deum, é um problema global que afeta a dignidade humana. No Brasil, as consequências são claras, como as queimadas em São Paulo, enchentes no Rio Grande do Sul e as vossorocas no Maranhão. É urgente que assumamos nossa responsabilidade e adotemos a Alfabetização Ecológica para entender e enfrentar os desafios ambientais de hoje”, frisou.
Ativismo
Professor emérito da UFMA e integrante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, o professor doutor Roberto Mauro Gurgel discorreu, também, sobre sua trajetória profissional e de sua militância como ativista social.
Formado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Estudos Comparados da América Latina, Roberto Mauro é mestre em Sociologia e, em Israel, fez o curso de Programação Agrícola e Desenvolvimento Regional. Nos anos 1960, ele começou sua caminhada pelo Maranhão, quando ministrou Curso sobre Técnica de Pesquisa, promovido pela UFMA no ano de 1967.
A partir daí sua vida está vinculada à área de Educação em terras do Maranhão. Consagrou-se como seguidor do mestre Paulo Freire e integrou, dessa forma, a Universidade Federal do Maranhão como professor do Departamento de Sociologia e Pedagogia.
Já exerceu a presidência da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar no Estado do Maranhão, foi representante do Instituto Paulo Freire, membro do Fórum para o Desenvolvimento da Educação Infantil e, dentre tantas outras atividades, é um ativista dos movimentos sociais, integrando o Conselho Diretor da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos.
Autor de 20 obras publicadas, além de ensaios, estudos e artigos em revistas da comunidade científica do Maranhão e do Brasil, o professor disse ainda que exerceu dezenas de cargos e funções em sua área, entre as quais se destacam o de consultor do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras, coordenador nacional de Extensão Universitária do Ministério da Educação, consultor da Associação das Universidades Amazônicas e membro do Fórum da América Latina.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira