10 de setembro de 2024

Aprovado PL que prevê gratuidade na emissão de documentos para vítimas de desastres naturais

A proposição tem como objetivo minimizar o sofrimento das vítimas de eventos naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e incêndios florestais

Aprovado PL que prevê gratuidade na emissão de documentos para vítimas de desastres naturais

Vinicius Louro é autor da proposição. Ele disse que a medida vai assegurar a disponibilização gratuita de documentos e amenizar o sofrimento das vítimas

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (10), em segundo turno, o Projeto de Lei 294/2022, de autoria do deputado Vinicius Louro (PL), que estabelece a gratuidade na emissão de novos documentos para pessoas afetadas por desastres naturais em regiões oficialmente reconhecidas como em estado de calamidade pública. A proposta segue para sanção governamental.

Durante pronunciamento na tribuna da Casa, o deputado Vinicius Louro destacou que o objetivo da medida é minimizar o sofrimento das vítimas de eventos naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e incêndios florestais.

“Esse projeto veio justamente para assegurar a disponibilização gratuita desses documentos e amenizar o sofrimento das pessoas que enfrentarem esses problemas. Na região do Médio Mearim, por exemplo, áreas atingidas pelas cheias do rio Mearim, como Pedreiras e Trizidela do Vale, muitas vezes, as pessoas perdem tudo, incluindo seus documentos”, afirmou Vinicius Louro.

De acordo com o PL, desastres naturais abrangem alagamentos, deslizamentos e incêndios que afetam moradias. A condição de calamidade ou emergência deverá ser decretada pelo poder público. Em casos de menor escala, a comprovação poderá ser feita por meio de declaração da Defesa Civil da Casa Civil.

Vinicius Louro também ressaltou a importância do Viva Cidadão na execução dessa política pública.

 “O Estado poderá fornecer documentos como carteira de identidade e outros documentos essenciais, de forma gratuita, por meio do Viva Cidadão. É o mínimo que podemos fazer para auxiliar essas pessoas em momentos tão difíceis”, concluiu.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios