11 de setembro de 2024
‘Diário da Manhã’ – Secretário fala sobre 2º Encontro do Programa Trabalho Jovem
Titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luís Henrique Lula, abordou também outras ações do órgão

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista ao programa na íntegra
O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luís Henrique Lula, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (11), sobre diversas ações do órgão, em especial, a realização do 2º Encontro Estadual do Trabalho Jovem. O evento ocorre nesta sexta-feira (13), partir das 14h, no Ginásio Costa Rodrigues (Centro).
De acordo com o titular da Setres, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, jovens maranhenses de várias cidades do Maranhão participarão do 2º Encontro Estadual do Trabalho Jovem. O programa criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, voltado para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses.
Segundo Luís Henrique, essa nova iniciativa do Governo do Maranhão vai garantir a inserção de jovens maranhenses no Mercado de Trabalho, ao mesmo tempo que contribui com o desenvolvimento de MEIs, micro e pequenas empresas, em atuação no estado. A expectativa é a participação no evento de mais de 1.000 jovens que atuam em órgãos públicos e maranhenses através do programa, além de empresários credenciados, estudantes, autoridades e do governador do Estado, Carlos Brandão (PSB).
“São ações positivas adotadas por um conjunto de órgãos com números positivos em todas as áreas, como a Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria da Juventude, Secretaria de Planejamento Estratégico e Iema. O Trabalho Jovem, a meu ver, tem a cara do governo Brandão que, incansavelmente, busca soluções para gerar trabalho e renda para os maranhenses, sem perder o foco no social, por isso, este ano, o programa estabeleceu prioridade aos grupos vulnerabilizados, que mais precisam de renda e apoio, porque são aqueles que têm mais dificuldade em encontrar a tão sonhada oportunidade no mercado”, assegurou.
Eixos
Por fim, o titular da Setres afirmou que o programa é dividido em dois eixos – Estágio Social e Auxílio à Contratação – e contempla jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial.
Já a outra vertente do eixo estágio social permite que empresas credenciadas recebam um auxílio de R$ 600,00 por jovem contratado. Nesta vertente, foram oferecidas 2 mil vagas em 2024; e o eixo Auxílio à Contratação, coordenado pela Setres, consiste no apoio financeiro às empresas, através da concessão de benefício mensal no valor de R$ 1 mil, por cada novo emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ destaca a terceira edição do programa “Mãe, vem pro parque”, do Governo do Estado
Evento ocorrerá no dia 31 deste mês, no Parque Rangedor, com a prestação de diversos serviços e atrações…
‘Toda Mulher’ debate protocolo de gênero e atuação do judiciário
Programa recebeu a presidente da Comissão das Famílias da OAB-MA, Beatriz Florenzano
Catulé Júnior homenageia primeira mulher a concluir curso da Rotam no Maranhão
Parlamentar ressaltou a importância do reconhecimento institucional à conquista da policial militar
Junior Cascaria informa avanço das obras de recuperação de rodovias estaduais no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que já estão em pleno andamento os serviços de restauração na MA-122, na MA-119 e…
Kekê Teixeira destaca obras em Imperatriz e gestão municipalista do governador Brandão
Parlamentar detalhou a ampla agenda de Carlos Brandão ara inauguração de obras importantes para a população da Região…
‘Café com Notícias’ alerta para a importância das ações de segurança no trânsito para a redução de acidentes
O programa desta quarta-feira recebeu o superintendente da PRF no Maranhão, Francinário Medeiros, que falou sobre a campanha…
‘Diário da Manhã’ – Defensor-geral do Estado destaca novos projetos para o biênio 2024-2026 na DPE-MA
Gabriel Santana Furtado citou, na entrevista, entre os projetos, ampliação do acesso à Justiça, expansão institucional da DPE/MA…
Processo de adoção é abordado no programa ‘Contraplano’
Atração recebeu a defensora pública Suzanne Santana Lobo; a psicóloga da 1ª Vara da Infância e Juventude, Januária…