11 de setembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Secretário fala sobre 2º Encontro do Programa Trabalho Jovem

Titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luís Henrique Lula, abordou também outras ações do órgão

‘Diário da Manhã’ – Secretário fala sobre 2º Encontro do Programa Trabalho Jovem

Luís Henrique, titular da Setres, foi entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luís Henrique Lula, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (11), sobre diversas ações do órgão, em especial, a realização do 2º Encontro Estadual do Trabalho Jovem. O evento ocorre nesta sexta-feira (13), partir das 14h, no Ginásio Costa Rodrigues (Centro).

De acordo com o titular da Setres, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, jovens maranhenses de várias cidades do Maranhão participarão do 2º Encontro Estadual do Trabalho Jovem. O programa criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, voltado para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses.

Segundo Luís Henrique, essa nova iniciativa do Governo do Maranhão vai garantir a inserção de jovens maranhenses no Mercado de Trabalho, ao mesmo tempo que contribui com o desenvolvimento de MEIs, micro e pequenas empresas, em atuação no estado. A expectativa é a participação no evento de mais de 1.000 jovens que atuam em órgãos públicos e maranhenses através do programa, além de empresários credenciados, estudantes, autoridades e do governador do Estado, Carlos Brandão (PSB).

“São ações positivas adotadas por um conjunto de órgãos com números positivos em todas as áreas, como a Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria da Juventude, Secretaria de Planejamento Estratégico e Iema. O Trabalho Jovem, a meu ver, tem a cara do governo Brandão que, incansavelmente, busca soluções para gerar trabalho e renda para os maranhenses, sem perder o foco no social, por isso, este ano, o programa estabeleceu prioridade aos grupos vulnerabilizados, que mais precisam de renda e apoio, porque são aqueles que têm mais dificuldade em encontrar a tão sonhada oportunidade no mercado”, assegurou.

Eixos

Por fim, o titular da Setres afirmou que o programa é dividido em dois eixos – Estágio Social e Auxílio à Contratação – e contempla jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial.

Já a outra vertente do eixo estágio social permite que empresas credenciadas recebam um auxílio de R$ 600,00 por jovem contratado. Nesta vertente, foram oferecidas 2 mil vagas em 2024; e o eixo Auxílio à Contratação, coordenado pela Setres, consiste no apoio financeiro às empresas, através da concessão de benefício mensal no valor de R$ 1 mil, por cada novo emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ recebe secretário Fábio Gentil

Convidado falou sobre as novas ações voltadas à agricultura familiar no estado

‘Em Discussão’ detalha avanços do trabalho da Defensoria Pública do Maranhão para a população em todo o estado

A 1ª subdefensora-geral da DPE, Cristiane Marques Mendes, destacou, entre outras ações e projetos, o mutirão da Carreta…

Diário da Manhã’ destaca a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que começará neste domingo

O secretário-adjunto da SAF, Ricarte Almeida, anunciou, no programa, a participação, além do Maranhão, dos estados do Piauí,…

“Perucas que Curam”, projeto que devolve autoestima a mulheres em tratamento oncológico, é tema do ‘Café com Notícias’

Projeto, criado pela cabeleireira Rose Gonçalves, devolve a autoestima a mulheres e crianças em tratamento contra o câncer;…

Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio

Medida do Ministério Público acolhida pelo governador Carlos Brandão propõe auxílio mensal a menores de idade

Cláudio Cunha destaca ações do governo estadual na Baixada e litoral

Parlamentar ressaltou a importância das iniciativas executadas nas cidades de Apicum-Açu, Cedral e Central do Maranhão

Ana do Gás resgata desafios da segurança pública e reconhece trabalho de policiais

Parlamentar respondeu às críticas do deputado Carlos Lula

Sindsalem realiza XVI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão

Evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em…