19 de setembro de 2024

‘Diário da Manhã’- Especialista da Embrapa aborda curso de saneamento básico rural em São Luís 

Convidado do programa foi o analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Renato Marmo

‘Diário da Manhã’- Especialista da Embrapa aborda curso de saneamento básico rural em São Luís 

Carlos Renato Marmo, especialista em saneamento rural, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O especialista em saneamento rural e analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Carlos Renato Marmo, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (19), sobre capacitação na área de saneamento básico rural que está sendo ministrando a moradores da Região Metropolitana de São Luís.

O especialista explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que, no começo desta semana, esteve, por dois dias, no bairro Maracanã, realizando a capacitação e implantação de duas unidades-piloto de uma fossa séptica com biodigestor, para tratar o esgoto sanitário de uma residência rural. Ele ressaltou que, após passar pelo tratamento, o biofertilizante vai ser usado na agricultura familiar.

Carlos Renato Marmo, que é da Embrapa São Carlos (SP), disse que o programa de treinamento é oferecido pela Embrapa Ecoregional Cocais, em parceria com a Vale, e que houve também outros palestrantes nas áreas de criação de peixe, além do uso do cloro para tratamento de água potável.

“Fui convidado por conta de haver desenvolvido uma tecnologia na área de saneamento básico rural, pela Embrapa Ecoregional Cocais, instalada recente com a ideia de trabalhar com tecnologias que tenham alinhamento com as realidades locais, voltadas para a agricultura familiar oferecendo técnicas apropriadas, por exemplo, para o cultivo da juçara e melhorias em seu processo de produção”, explicou.

Por fim, o especialista reafirmou que a Embrapa vem realizando um trabalho de referência na área de pesquisa agropecuária e inovação, com grandes avanços em tecnologia e a empresa, ligada ao Ministério da Agricultura, possui 43 centros de pesquisa, distribuidos pelo Brasil e, no Maranhão, existe a Embrapa Cocais.

“Nossas pesquisas são nas mais diversas áreas, a exemplo da produção de algodão, soja, arroz e feijão. Nossa missão é desenvolver soluções para a agropecuária brasileira, chegando a um padrão de excelência”, destacou.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar