19 de setembro de 2024

Iracema acompanha Lula em Alcântara para assinatura de acordo que garante direitos territoriais das comunidades quilombolas

Ao lado do governador Carlos Brandão, Iracema Vale acompanhou a agenda institucional realizada pelo presidente da República no município maranhense

Iracema acompanha Lula em Alcântara para assinatura de acordo que garante direitos territoriais das comunidades quilombolas

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, no ato de assinatura do “Acordo de Alcântara”, que garantiu direitos territoriais das comunidades quilombolas

Agência Assembleia/ Fotos: Biaman Prado 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhou a agenda institucional realizada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua visita ao município de Alcântara, nesta quinta-feira (19). Na cidade, Lula assinou o Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, denominado “Acordo de Alcântara”, que garante, em definitivo, os direitos territoriais das comunidades quilombolas do município. O governador Carlos Brandão (PSB) também participou dos atos.

O documento prevê que o governo abrirá mão de reivindicar 78,1 mil hectares de terras tradicionalmente ocupadas pelas comunidades quilombolas de Alcântara, destinando apenas 9,2 mil hectares para o Programa Espacial Brasileiro.

Na ocasião, Iracema Vale ressaltou a relevância do ato para assegurar os direitos da população quilombola sobre o território em questão. 

“Uma iniciativa de extrema importância. Com esse ato, o presidente Lula cumpre uma demanda social que se arrasta há décadas. Sem dúvida, um momento histórico, que demonstra o compromisso e a sensibilidade do presidente Lula com as comunidades tradicionais. Com isso, todos ganham: a população quilombola e, também, o Centro de Lançamento de Alcântara. Parabenizo também o governador Carlos Brandão por fazer parte desse processo que atende uma demanda tão antiga das comunidades quilombolas de Alcântara”, disse Iracema Vale.

Assinatura do “Acordo de Alcântara” pelo presidente Lula reuniu autoridades federais, estaduais e municipais 

Presentes também os deputados estaduais Zé Inácio (PT), Ariston (PSB) e Vinícius Louro (PL). 

Novo rumo

Durante o ato de assinatura do termo, após sobrevoar e visitar as comunidades beneficiadas, o presidente Lula afirmou que a história de Alcântara tomaria um novo rumo a partir de agora, com o reconhecimento territorial dado à população quilombola.

“Foi uma tarefa árdua todo esse processo, mas agora que fizemos esse reconhecimento definitivo, vamos dar sequência ao processo de titularização das terras e trazer diversos outros serviços para esse povo que espera por justiça há quatro décadas, desde quando foram injustamente expulsos de seus territórios”, afirmou o presidente.

Ao lado do governador Carlos Brandão, a chefe do Legislativo maranhense participou ainda dos demais atos da agenda presidencial em Alcântara. Além da assinatura da portaria de reconhecimento do território quilombola de Alcântara, foram assinados também 11 decretos declarando esse território e outros 10 de interesse social.

Deputados estaduais Ariston, Zé Inácio, e Vinícius Louro participaram do ato de assinatura

O governador Carlos Brandão também exaltou o reconhecimento dado pelo Governo Federal à causa dos quilombolas de Alcântara, no que diz respeito ao direito à titulação territorial. 

“Hoje, Alcântara é a capital quilombola do país, e o mundo está vendo a justiça sendo feita nesse momento. É, de fato, um momento histórico. O ato não apenas beneficia as comunidades com o direito definitivo ao território, como abre oportunidades para que diversos outros serviços públicos sejam realizados dentro dessas áreas”, frisou Brandão.

Criação da Alada

Ainda como parte da agenda institucional do presidente Lula na cidade, foi realizada cerimônia de assinatura da mensagem ao Congresso Nacional, que encaminha o Projeto de Lei para criação da Alada, empresa pública destinada ao desenvolvimento de projetos e de equipamentos aeroespaciais. O ato aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Também foi assinado acordo entre a Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF1) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) para acelerar a tramitação de ações judiciais de desapropriação de territórios quilombolas.


Galeria de Fotos:

Iracema Vale acompanha Lula em ato de assinatura do “Acordo de Alcântara” - Fotos: Biaman Prado

Mais notícias

Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande

Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…

Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras

Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…

Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão

Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…

Alema faz minuto de silêncio em memória do ex-deputado e ex-prefeito de Pinheiro, Dedeco Mendes

Pedido de homenagem póstuma foi feito pelo deputado João Batista Segundo

Dezembrite: psicóloga explica ansiedade de fim de ano no ‘Café com Notícias’

Psicóloga Caroline Leite explicou o significado da síndrome, como se manifesta e quais as estratégias para ajudar a…

Osmar Filho se reúne com prefeito Nilton Everton e lideranças sobre demandas para Matinha

Encontro, que contou com a presença do governador Carlos Brandão, foi realizado para que representantes da região apresentassem…

Catulé Júnior destaca avanço no licenciamento do aterro sanitário de Caxias

Há semanas, o parlamentar vinha denunciando o incômodo causado por fumaça tóxica

Assembleia aprova projeto que atualiza regras do Fundo Especial do Ministério Público 

Proposta tem como objetivo modernizar e racionalizar a gestão do FEMPE