20 de setembro de 2024
‘Diário da Manhã’ fala sobre Círio de Nazaré do Cohatrac e Título de Manifestação da Cultura Nacional
Participaram padre Flávio Collins, reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré; Rozenir Mesquita, coordenadora da Comissão do Círio de Nazaré; e Luís Filho, da assessoria

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O Círio de Nazaré realizado no bairro Cohatrac, em São Luís, e o Título de Manifestação da Cultura Nacional recebido pelo evento foram tratados no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (20). Participaram o padre Flávio Collins, reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré; Rozenir Mesquita, coordenadora da Comissão do Círio de Nazaré; e Luís Filho, da Assessoria de Comunicação do festejo.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o Padre Flávio Collins informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, nesta segunda-feira (16), o Projeto de Lei que reconhece a festa religiosa como Manifestação da Cultura Nacional. O evento é realizado todos os anos, desde 1992, no bairro Cohatrac, com ápice no segundo domingo de outubro, reunindo mais de 100 mil fiéis.
“O nosso evento, que já é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, agora com a conquista do Título de Manifestação da Cultura Nacional, irá fortalecer a identidade cultural e espiritual da região, além de movimentar a economia local e promover nacional e internacionalmente a nossa cidade”, disse, o padre.
Círio de Nazaré 2024
Rozenir Mesquita, coordenadora da Comissão do Círio de Nazaré, também abordou os dois temas e, em especial, repassou informações sobre a programação da 32ª edição do Círio de Nazaré – Festa da Luz, que este ano tem como tema “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura”.
A coordenadora afirmou que nos 10 dias da programação haverá diariamente celebrações e novenário da luz no santuário, corrida rústica e programação artística e cultural. A Romaria do Círio será no dia 12, com concentração na Igreja do Carmo (Centro), seguindo para o Santuário de Nazaré, no bairro Cohatrac, às 23h.
Já Luís Filho, da Assessoria de Comunicação, informou que antes, neste sábado (21), haverá o Círio Solidário com doação de sangue. Por todo o mês de setembro, além das missas habituais no santuário e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora, a preparação para o Círio de Nazaré inclui diversas atividades, como o Círio Ecológico (dia 28) e a II Romaria Ciclística. Além disso, de 4 a 6 de outubro, será realizado o Círio das Crianças.

Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…