24 de setembro de 2024

Médico fala sobre Alzheimer e doenças cardiovasculares no ‘Diário da Manhã’

Neurologista Luciano Lobão destacou ações das campanhas ‘Setembro Vermelho’ e ‘Setembro Violeta’ em entrevista ao programa

Médico fala sobre Alzheimer e doenças cardiovasculares no ‘Diário da Manhã’

Médico Luciano Lobão foi entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo, no ‘Diário da Manhã’

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista ao programa na íntegra

O neurologista Luciano Lobão falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (24), sobre prevenção ao Alzheimer e doenças cardiovasculares, destacando ações das campanhas ‘Setembro Vermelho’ e ‘Setembro Violeta’.

O especialista disse, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que o mês é importante para as doenças cardiovasculares e demências. A data 21 de setembro destaca-se por ser o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer.

Já 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, criado em 2000 pela Federação Mundial do Coração, portanto Setembro Vermelho é uma campanha de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo e no Brasil. 

“O mês de setembro é muito importante para os neurologistas, para a neurociência, por chamar a atenção para duas condições muito presentes, mas poucos ligam, o aneurisma cerebral e o Alzheimer, que causam muita exasperação e temor à população”, disse.

Setembro Vermelho 

Segundo o médico, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos – a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.

“Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e não tem cura, mas pode ser controlada. Com os avanços da medicina e o tratamento adequado, os pacientes podem ter uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor. Para isso, é necessário o acompanhamento com o médico especialista”, alertou.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar