25 de setembro de 2024

‘Café com Notícias’ aborda ação de conscientização sobre Alzheimer e aneurisma cerebral

Médico neurologista Luciano Lobão falou sobre o ‘Setembro Lilás’, fez alertas e deu dicas de prevenção durante o programa

‘Café com Notícias’ aborda ação de conscientização sobre Alzheimer e aneurisma cerebral

Neurologista Luciano Lobão foi entrevistado pela jornalista Elda Borges, no ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (25) abordou a importância da conscientização da população sobre o aneurisma cerebral e o Alzheimer e outras demências. E para falar do assunto, a apresentadora Elda Borges conversou com o médico neurologista Luciano Lobão.

O médico observou que o aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de “bolha”, que pode ir crescendo lenta e progressivamente. É uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintoma, mas pode se tornar fatal em caso de rompimento e hemorragia. 

Segundo Luciano Lobão, por ser uma condição silenciosa o diagnóstico precoce é mais difícil, o que aumenta o risco de complicações graves.  Fatores de risco como o uso de drogas, abuso de álcool, tabagismo, hipertensão e predisposição genética, aumentam as chances de formação de um aneurisma cerebral.

“Quando um aneurisma se rompe, as consequências podem ser fatais, e as chances de sobrevivência sem sequelas diminuem consideravelmente”, ressaltou.

O médico alertou para alguns sintomas que a pessoa pode apresentar em caso de um aneurisma rompido, a exemplo da dor de cabeça intensa, sonolência e desorientação, visão dupla, náuseas, vômito e convulsões.

Alzheimer

Sobre o Alzheimer, o médico afirmou se tratar de uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura. Segundo ele, a doença afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.

Luciano Lobão explicou que o foco da campanha ‘Setembro Lilás’ é desconstruir o estigma associado à doença e outras demências. Também ressaltou que, apesar de o Alzheimer não ter cura, existem opções de tratamento que irão ajudar o paciente a manter uma qualidade de vida, como o uso de medicamentos farmacológicos, reabilitação cognitiva, terapia ocupacional, controle de pressão alta, diabetes e colesterol, além de atividade física regular.

Sobre a prevenção da doença, Luciano Lobão recomendou ações simples: “A prática de atividades físicas regularmente, trabalhar a capacidade de concentração, estudar, controlar fatores de riscos, como diabetes e hipertensão, entre outras”.

Para ambas as doenças, o médico também recomendou que sejam feitas consultas com o médico especialista regularmente.

O programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda temas da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Conversa foi com a professora Avanne Dominici, integrante da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, e o jovem…

‘Diário da Manhã’ alerta sobre proibição de venda de produtos impróprios para consumo

Chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a dúvidas de ouvintes no quadro Tribuna do Consumidor

Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município

Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…

Júnior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…