27 de setembro de 2024
Papel do Ministério Público no processo eleitoral é destacado no ‘Café com Notícias’
Promotor de justiça Pablo Bogéa, que é auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do MPMA, foi o convidado do programa
Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista à entrevista na íntegra
O ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (27), na TV Assembleia, recebeu o promotor de justiça Pablo Bogéa, que é auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público. Ele tratou sobre o papel do Ministério Público no processo eleitoral.
Segundo o promotor, durante esse período, o trabalho do Ministério Público se avoluma bastante. E, com a aproximação do pleito eleitoral, há um crescimento no número de denúncias, que são feitas, em sua maioria, pelo próprio cidadão, por meio do aplicativo Pardal.
O app permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral, através do celular. O aplicativo estádisponível gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis Android e IOS.
Pablo Bogéa destacou que, após o recebimento da denúncia, é instaurado um procedimento de investigação, no qual serão juntados elementos de provas que foram coletadas ao longo da investigação.
“Essa é uma investigação relativamente curta porque nós temos um prazo definido pela lei para ajuizar as ações, então nós temos que atender esse prazo, temos que fazer essa investigação, analisar o que foi obtido e fazer o ajuizamento da ação. A partir do momento em que essa denúncia é feita se a pessoa se serve dos canais das ouvidorias, seja do TRE, seja do Ministério Público Estadual ou do Ministério Público Federal, é gerado automaticamente o número de protocolo que ela pode utilizar para acompanhar a denúncia”, observou o promotor.
Sobre a atuação do Ministério Público no dia da votação, Pablo Bogéa relatou que o órgão atua mais fortemente na fiscalização do processo, fazendo o acompanhamento do funcionamento das sessões eleitorais, combatendo a pratica de boca de urna, compra de votos e outros ilícitos eleitorais que possam acontecer.
No caso do flagrante ou constatação de qualquer crime eleitoral nas imediações ou fora das sessões, é possível que haja a prisão em flagrante, que pode ser feita pelo próprio promotor e o encaminhamento daquela pessoa para a delegacia, onde serão adotados os procedimentos adequados.
O ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios