30 de setembro de 2024
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos do Sítio de Inteligência Alternativa Panakuí
Coordenador geral, jornalista Moisés Matias fez um relato sobre os trabalhos da instituição, criada há 21 anos
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
Os projetos ecológicos desenvolvidos pelo Sítio de Inteligência Alternativa Panakuí, em São Luís, foram o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (30), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, o coordenador geral do Sítio de Inteligência Alternativa Panakuí, jornalista Moisés Matias, fez um relato sobre os trabalhos da instituição, criada há 21 anos.
“Foi em 2003 que nós começamos a construir um laboratório ecológico, em um pequeno espaço de terra, em São Luís, com o objetivo de provar que o Maranhão é rico e que a riqueza pode ser acessada e distribuída através da ecologia. E, assim, surgiu o Sítio Panakuí, um projeto que permite ativar o que chamamos de Felicidade Interna Bruta (FIB), e que, uma vez aplicado como política pública pode transformar o Maranhão em uma potência social e ecológica para o Brasil e o mundo”, declarou Moisés Matias.
Ele acrescentou que, sob inspiração de grandes ecologistas, teve a ideia da criação de um laboratório de ecologia profunda. E em uma área queimada, começou a construir um barraco de taipa, coberto com palha do babaçu.
“E ali fomos roçando, plantando e cuidando. No meio da pandemia, nos preparamos para apresentar ao Maranhão e ao país o Sítio de Inteligência Alternativa, o negócio ecológico. E a principal vedete do projeto é a Universidade Livre Panakui, uma plataforma para a realização de cursos ecológicos do Maranhão para o mundo. Essa nossa proposta está sendo apresentada aos parceiros públicos e privados. Estamos fazendo uma grande obra e não podemos parar. Desta obra depende a preservação da vida. E precisamos de aliados”, assinalou.
Folha de Gaia
Ecologista pioneiro no jornalismo ecológico, Moisés Matias nasceu no Acre, na fronteira com o Peru. Ele disse que chegou ao Maranhão em 1986 e no ano de 1989 passou a editar em São Luís o jornal ecológico Folha de Gaia, um pioneiro no tema no Brasil. Desde então, passou a participar de pesquisas, estudos e eventos de natureza socioambiental.
“Passei vários anos estudando o Maranhão, viajando e publicando denúncias e outros textos sobre o tema. A grande indagação que eu carregava, e ainda carrego, é o fato de o Maranhão apresentar uma fabulosa riqueza ambiental, seu povo carregar uma cultura tradicional de grande valor, algo que é considerado como “valor inestimável”, e o estado apresentar os mais baixos indicadores sociais do Brasil”, frisou Moisés Matias.
O coordenador geral do Sítio de Inteligência Alternativa Panakuí observou que o planeta enfrenta crises simultâneas: a financeira, a energética e o aquecimento global e acabou de passar por uma pandemia.
“São fenômenos interligados, se retroalimentam e não serão resolvidos separadamente. Precisamos da ousadia ecológica. Essa é a visão do paradigma emergente, que pensa a crise global como uma oportunidade de solução. No Maranhão, para além da crise, há um cenário de possibilidades. O estado conserva um paradigma tradicional, saber imaterial das grandes tradições da humanidade, os povos indígenas, os afrobrasileiros, as categorias de trabalhadores tradicionais, como pescadores, extrativistas, assim como o estado conserva um grande patrimônio natural. É essa a nossa mensagem mais importante”, ressaltou o ecologista.
Mais notícias
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto
Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’
Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período