06 de outubro de 2024
‘Maranhão no Campo’ – Especialista alerta para cuidados e prevenção contra a raiva
Fiscal agropecuária da Aged, Keylla Cardoso foi a entrevistada do programa
Agência Assembleia
Em alusão do Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o programa ‘Maranhão no Campo’, que foi ao ar neste sábado (5), pela TV Assembleia, exibiu uma entrevista com a fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Keylla Cardoso.
A profissional falou sobre a necessidade de vacinação de animais domésticos, a transmissão para humanos, a circulação do vírus em aninais silvestres, os sintomas da doença tanto em animais quanto em seres humanos, e outros assuntos relacionados ao tema.
“É importante alertarmos a população acerca desta doença que tem uma taxa de letalidade de mais de 90%, sendo a prevenção, o melhor remédio. A raiva é causada por vírus e é considerada uma zoonose, ou seja, ela é transmitida do animal para o ser humano”, explicou a fiscal agropecuária.
Segundo Keylla Cardoso, a raiva afeta de forma mais comum cães e gatos, mas também animais silvestres, além de bovinos, equinos e bubalinos e também seres humanos.
Sobre os sintomas da doença, ela esclareceu que “os principais, em humanos, quando afeta o sistema nervoso central, é a hidrofobia, com espasmos na garganta. Já nos animais domésticos devem ser observadas mudanças de comportamentos, enquanto que nos animais do campo, afeta especialmente as funções motoras”, disse.
A principal forma de prevenção da raiva em animais domésticos e do campo é a vacinação. No caso dos animais domésticos, a imunização é de responsabilidade das prefeituras, que promovem campanhas anualmente. Já para os animais do campo, a vacinação não é obrigatória, exceto em casos de endemias.
Já em humanos, caso haja suspeita de exposição ao vírus, a especialista explica que o ideal é lavar o ferimento com água e sabão e buscar ajuda em um posto de saúde, já que não há vacina preventiva disponível para as pessoas.
“Após a agressão de algum animal que possa estar contaminado, essa pessoa receberá um soro. Já os profissionais de saúde que têm contato com estes animais, estes sim, fazem um esquema vacinal de prevenção”, explicou Keylla Cardoso.
O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea
Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…
‘Café com Notícias’ destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Alzheimer
O neurologista Luciano Lobão fez, no programa, essenciais esclarecimentos sobre essa doença neurodegenerativa, fatores de risco, prevenção e…
Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas
Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos
Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu
Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís
Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional
Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…
Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes
No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes
Aprovada MP que beneficia turismo maranhense
MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…
Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários
Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…